-
A molecada do colégio Sete de Setembro preparou uma apresentação especial sobre a caatinga e o cangaço para quem compareceu à celebração pela passagem da chama Olímpica em Paulo Afonso.
-
Barco chinês na Bahia?
O tradicional barco chinês ganhou uma versão arretada na Bahia. Conhecido como “carranca boat” (para os baianos, é a carranca – e não o dragão – que tem o poder de espantar os espíritos ruins e ajudar na pesca), a novidade de Paulo Afonso traz alegria e inclusão para a cidade de Paulo Afonso. A chama Olímpica testou a atração nesta sexta-feira (27).

O italiano Cesare de Carli trouxe a novidade para Paulo Afonso em 2013, quando construiu dois barcos da modalidade para desenvolver projetos de inclusão social com crianças carentes pelo rio São Francisco. Além de homenagear a cultura local, o barco tem ainda um toque musical – junto com os 22 remadores e o timoneiro, um ritmista indica a marcação da remada.

“Originalmente, o capitão vai na proa e o timoneiro vai na parte de trás, tocando um tambor que marca o tempo da remada. Nós tiramos o tambor e marcamos o ritmo com o que chamamos de ‘op’. Quando o capitão fala ‘op’, o remo entra na água”, explica Sara Rocha, presidente da Associação Carranca Boat, que oferece treinos e promove campeonatos do esporte em Paulo Afonso.
A embarcação também sofreu alterações estruturais para se encaixar na cultura e nas questões geográficas do Brasil.
“O barco usado na Europa e na Ásia é bem mais fino e nele cabem mais remadores. O nosso é mais largo e flutua mais do que fica dentro da água, por causa das correntezas do rio São Francisco. Em outros países, eles praticam em lagos”, conta Sara.
“Damos palestras de conscientização para a limpeza do rio, orientamos as crianças sobre o assunto e participamos do Faxinaço, evento em que nos reunimos com o pessoal que anda de jet ski e caiaque para fazer uma limpeza na água”, completa a presidente.
-
Uma das atrações de Paulo Afonso é a "carranca boat", versão baiana do barco chinês.
-
Após chegar a Paulo Afonso de basejump, a chama Olímpica desceu de rapel a ponte de acesso à Ilha fluvial, passando para o terceiro condutor - que estava em um ‘carranca boat’, uma das atrações típicas da cidade.
-
O início do revezamento em Paulo Afonso já começou radical, com a chama Olímpica aterrissando na cidade com Luis Tapajós, o 'Sabiá', de basejump.
-
Paulo Afonso
A chama Olímpica volta à Bahia para um dia radical: em Paulo Afonso, o símbolo dos Jogos Rio 2016 anda de basejump, rapel e até 'carranca boat'. Acompanhe.
-
Em Paulo Afonso, uma escultura de 5m de altura foi colocada há três semanas no rodoanel da BA210, em homenagem à passagem da tocha Olímpica na cidade.
-
Depois de rodar por quatro cidades de Pernambuco, a chama Olímpica volta à Bahia para uma breve parada em Paulo Afonso. Uma das principais atrações da cidade é a Igreja São Francisco de Assis, construída em 1949 com pedras do leito do São Francisco.
sex, 27 mai
Paulo Afonso, BA
-
Trajeto
| Avenida José Hemetério de Carvalho |
| Rua da Aurora |
| Estrada Dique IV & Estrada Nova Glória |
| Estrada Nova Glória |