-
Na Praça da Matriz, 100 componentes, entre crianças e adultos, dançaram ao som de 'O Trenzinho do Caipira', de Heitor Villa Lobos, e 'Bola de Meia e Bola de Gude', de Milton Nascimento, para celebrar a passagem da chama Olímpica pela cidade.
-
Hoje com 89 anos, Orlando da Silva começou a jogar tênis aos 17, depois de oito anos como 'gandula' (como são conhecidos os ajudantes que pegam as bolinhas em quadra). "Jogava nas horas vagas, mas acabei engrenando e entrei para a equipe", contou.
-
Unidos pela natureza
Mário Montovani, 61 anos, é geógrafo, mas sua voz ganhou o mundo pela luta ambiental. À frente de grandes instituições, como a ONG SOS Mata Atlântica, a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente e a Frente Parlamentar Ambientalista, o ambientalista trabalha há mais de 35 anos pela defesa do meio ambiente e, recentemente, representou o Brasil na Conferência do Clima Paris 2015.
Mario conduziu a tocha Olímpica nesta terça-feira (28), em Paraguaçu Paulista, São Paulo.
"Os Jogos Olímpicos e a questão ambiental estão unidos por sua universalidade. São temas nos quais a humanidade foge da guerra e dos tempos de crise atuando na unidade e na paz", disse.

Mario Mantovani conduziu o símbolo dos Jogos Rio 2016 em Paraguaçu Paulista (Foto: Rio 2016/André Mourão)
Engajado com a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul, o ambientalista aprovou ainda iniciativas do Abraça, programa de sustentabilidade do Rio 2016. "O conceito é bem elaborado e o produto final também. Achei bacana a ideia do pódio e das medalhas, com madeira certificada e reaproveitamento de garrafas PET. O fator histórico do evento e seu simbolismo apontam para esse preocupação que faz parte dos valores sociais. É um sistema universal que institui um momento propício para a propagação da importância da sustentabilidade", finaliza.
-
Isaburo Suto iniciou sua vida esportiva com 11 anos de idade, quando foi apresentado ao judô pelo mestre Sensei Yukiti Kimura. Hoje com 80 anos, Sensei Suto tem uma das mais altas graduações da modalidade: é faixa coral (6º Dan).
-
Ex-jogadora da seleção brasileira de basquete, Elza Pacheco, a 'Elzinha', mandou um recado para torcedores e atletas rumo aos Jogos Rio 2016: "Barbosa, meninas, estamos com vocês e acreditamos", disse.
-
Paraguaçu Paulista
A primeira parada do dia 57 do revezamento da tocha Olímpica Rio 2016 é Paraguaçu Paulista, no estado de São Paulo. Nomes como Elza Pacheco, ex-jogadora da seleção brasileira de basquete, e o ambientalista Mário Mantovani são alguns dos destaques.
ter, 28 jun
Paraguaçu Paulista, SP
-
Trajeto
| Rua Quinze de Novembro |
| Rua Joaquim de Oliveira Roça |