-
O revezamento da chama Olímpica passou por quatro cidades neste sábado (30), terminando em Nova Friburgo. Veja os melhores momentos do 89º dia.
-
"Essa tocha é sinônimo de resiliência que a cidade tem, a capacidade de cair e se levantar novamente. Depois da tragédia de 2011 conseguimos nos reerguer. Essa chama é a força do povo friburguense", discursou Anderson Cordoeira, faixa preta 3° DAN no judô e 1° DAN de jiu-jítsu, vice-campeão mundial, tricampeão da Copa Mercosul e bicampeão da Copa Asiática.
-
A ginasta Anastassia Nazarenko posou pra foto, fez pirueta e se divertiu demais conduzindo a tocha. Em sua primeira visita ao país, ela afirmou ter gostado da energia do povo brasileiro. Sobre os jogos de agosto, ela desconversou na hora de falar quais países têm maior chance de faturar a medalha na sua modalidade. "Acredito na vitória russa", disse.
-
Com 92 anos, Miguel Ruiz tem muitas histórias para contar sobre sua carreira no futebol, mas o que ele mais gosta de lembrar é dos 22 anos que jogou no Friburguense e da sua passagem pelo Botafogo, onde atuou ao lado de Heleno de Freitas. O nome da quadra de futebol society oficial da cidade é em sua homenagem pela sua contribuição em divulgar o nome da cidade e da sua atuação no time local. "Minha carreira de atleta teve muitas alegrias, muitos gols e momentos importantes. Lembro de tudo como se fosse hoje. Estou muito feliz aqui com a tocha. Meu maior troféu até hoje".
-
Luísa Parente foi ginasta por 16 anos e competiu em Seul 1988 e Barcelona 1992. Agora ela vai para sua quarta edição dos Jogos como comentarista de TV. "O espírito Olímpico tem que ser colocado em prática em nosso dia a dia. Eu amo Friburgo, passei muitas férias aqui e conduzir a tocha é como entrar para disputar de novo, só que mais leve."
-
Selício de Mello é tetracampeão mundial de futebol para amputados e pentacampeão da Copa do Brasil. Na condução da tocha estava cercado de amigos e parentes. "Valeu a pena o esforço que foi recompensado nesse momento", disse.
-
Moradores de Nova Friburgo receberam o revezamento da tocha Olímpica na cidade com faixas de boas vindas.
-
Nova Friburgo
Última cidade do sábado (30) do revezamento da tocha Olímpíca, Nova Friburgo fica na serra fluminense e é bem conhecida por suas confecções de roupas e sua arquitetura. Acompanhe o tour da chama na cidade.
-
Vida nova após tragédia
Revezamento da tocha Olímpica passa por símbolo da reconstrução de Nova Firiburgo
Por Leonardo Rui
A Praça do Suspiro, local de partida do famoso teleférico de Nova Friburgo, vai receber a cerimônia de celebração do revezamento da tocha Olímpica neste sábado (30). É lá que fica a Capela de Santo Antônio, símbolo da reconstrução da cidade depois das chuvas e desmoronamentos sofridos em 2011. O comerciante Gilberto Sader teve a loja destruída na tragédia de cinco anos atrás. Mas se recuperou e ainda colaborou na revitalização da Praça do Suspiro. Gilberto vai conduzir a tocha Olímpica no teleférico.
Gilberto Sader ajudou a reconstruir a Praça do Suspiro, destruída pelas enchentes de 2011 - Foto: Rio 2016/Leonardo Rui"Quando nós perdemos a loja, minha mulher, minhas filhas e eu analisamos se retomaríamos tudo ou não. Aí pensamos: 'Friburgo é nossa mãe, que está doente agora. Mas vamos cuidar dela'. Foi a decisão mais acertada da minha vida", diz, emocionado.
Revezamento da tocha Olímpica passa pelo teleférico de Nova Friburgo - Foto: Rio 2016/Leonardo RuiOutro condutor de Nova Friburgo é Mario Mello, que foi tetracampeão mundial de futebol para amputados e eleito o melhor jogador do planeta em 2005. Ele perdeu a perna esquerda por causa de um câncer ósseo quando tinha 17 anos, e encontrou no esporte a força para se reabilitar. Aos 48 anos, Mario ainda joga e é funcionário público no Rio de Janeiro. "Eu estou muito emocionado, porque meu pai, que era meu fã número um, morreu há sete meses. Mas, de onde estiver, ele estará muito feliz com este prêmio que eu recebi. Quero representar todas as pessoas com deficiência", diz o friburguense.
-
Em Nova Friburgo, a tocha Olímpica vai ser conduzida no famoso teleférico da cidade.
sáb, 30 jul
Nova Friburgo, RJ
-
Trajeto
| Rua José Pires Barroso |
| Rua General Osório |
| Rua Jerônimo Mário de Azevedo |
| Rua General Osório & Rua Doutor Sílvio Henrique Braune |
| Rua Francisco Mielli & Praça Getúlio Vargas |
| Avenida Manoel Carneiro de Menezes |