-
Em seu 28º dia de viagem pelo Brasil, a chama Olímpica Rio 2016 passou pelas cidades alagoanas de Murici e União dos Palmares, onde visitou a Serra da Barriga, que abriga o Quilombo dos Palmares. Em terras pernambucanas, passou por Garanhuns, Lajedo e Caruaru. Confira os melhores momentos.
-
Olha o passarinho!
Murici abriga maior reserva de mata atlântica do Nordeste e santuário de pássaros
Com a maior reserva de mata atlântica do Nordeste, Murici atrai amantes de esportes radicais e ecoturismo. Nesta segunda-feira (30) a tocha Olímpica Rio 2016 faz revezamento no município. Além do verde da mata e das cachoeiras bastante procuradas no verão, Murici oferece uma atividade exótica que atrai turistas do mundo inteiro. É o bird watching, prática de observação de pássaros, dentro da Estação Ecológica de Murici.
Deodoro tem parque Olímpico e muito mais...
“Nós temos 346 espécies catalogadas, sendo que 34 são endêmicas. Quatro delas foram descobertas em 1980 e só são encontradas aqui em Murici: a choquinha-de-Alagoas, o limpa-folha-do-nordeste, o cara-pintada e o zidedê-do-nordeste. No entanto, o pássaro mais famoso é o pintor-verdadeiro, também conhecido como Sete Cores. Todos os visitantes querem ver porque é muito bonito “, conta Cleuber Tenório, secretário de Desenvolvimento, Indústria e Turismo.
Pintor Verdadeiro ou Sete Cores, pássaro mais procurado para observação na Estação Ecológica de Murici (Sérgio Leal/Divulgação)A observação dos pássaros é feita na parte da manhã e no final da tarde, na Estação Ecológica. Turistas que costumam aproveitar as cachoeiras e as trilhas aproveitam o passeio para observar as aves.
“O melhor da reserva é que você tem diversos fragmentos de vegetação, o que possibilita a diversidade de pássaros. É possível encontrar aves de copa, aves de topo, de campos. A variedade de biomas é o que nos atrai para a estação”, explica o diretor comercial Charles Almeida, morador da cidade e frequentador do local.
Os apaixonados por esportes radicais também estão muito bem servidos na cidade. As regiões cachoeiras da Tiririca, de Canoas, a Pedra do Bonito, a Serra do Ouro, o Vale do Rio Socorró são alguns dos principais pontos procurados para caminhadas, rapel, cascade, trekking e mountain bike.
Cachoeira da Tiririca, procurada por apreciadores de ecoturismo (Wesley Menegari/Divulgação) -
Inspiração para todos os cidadãos de Murici, Benedito de Oliveira é o atleta com mais provas de resistência na cidade - foram 31 edições da São Silvestre. Aos 82 anos, com a chama Olímpica, relembrou os tempos de corrida. "Me senti atleta de novo", disse.
-
Na entrada de Murici, o batuque ritmado da Banda de Fanfarra Maestro Pedro Augusto anima o ponto inicial do revezamento na cidade.
-
Murici
A primeira parada da chama Olímpica nesta segunda-feira (30) é a cidade alagoana de Murici, conhecida pelo vasto território coberto pela Mata Atlântica.

seg, 30 mai
Murici, AL
-
Trajeto
| Rua Antônio Machado |
| BR-104 |