-
Morador de Macaé desde a década de 60, Rossini Medeiros acendeu a pira da celebração na cidade. Professor de educação física, ele é o responsável pela organização dos Jogos Olímpicos Escolares.
-
Muita gente não sabe, mas Bruno Chateaubrian integrou a seleção brasileira de ginástica entre 1992 e 1998 e foi seis vezes campeão brasileiro no trampolim. Neste domingo (31), ele reviveu o passado de atleta ao conduzir a chama Olímpica em Macaé.
-
Fernando de Assis ficou conhecido como Fernando Macaé no futebol, onde atuou no Cruzeiro, Botafogo, Bangu e seleção sub-20. Atualmente ele tem uma escola de futebol para crianças carentes. "Que a luz da chama traga mais incentivo ao esporte", disse.
-
Kerly Paiva participou dos Jogos Seul 1988 e tem dois campeonatos mundiais. São conquistas do tempo em que ela era estrela do voleibol. Neste domingo, ela conduziu a tocha Olímpica em Macaé e mandou recado para os atletas: contem com a favor!
-
Ninguém sabe em Macaé quem é Osmar Sardenberg. Mas todos conhecem o Mazinho, que conduziu a tocha Olímpica na cidade. Filho de um dos primeiros técnicos de futebol do município, ele toca há 31 anos a Associação Macaense de Futebol Escola.
-
50 anos de carreira
Vida dedicada ao esporte leva professores a conduzirem tocha Olímpica em Macaé
Por Leonardo Rui
Juntos, Matsuda Shiro e Rossine Medeiros têm quase 100 anos de carreira no esporte. E tanta dedicação será coroada com a participação dos dois no revezamento da tocha Olímpica em Macaé neste domingo (31). O japonês Matsuda Shiro veio morar no Brasil quando tinha 18 anos. Ainda sem falar português, trabalhou com agricultura em Campos do Jordão. Depois, conseguiu emprego em um restaurante japonês de São Paulo, que o transferiu para uma filial no Rio de Janeiro. Mas o amor pelo judô falou mais alto, e ele aceitou um convite para ensinar judô em Campos e Macaé, na década de 60. "Escolhi o caminho do judô para ajudar a melhorar o país, porque a rotina de treinos e lutas torna os atletas mais fortes e cidadãos", diz o condutor de 75 anos.
Matsuda Shiro conduz a tocha Olímpica em Macaé - Foto: Rio 2016/Leonardo RuiRossine Medeiros, que faz 78 anos em agosto, é professor de Educação Física há mais de meio século. Ele também coordenou as Olimpíadas Estudantis do Norte Fluminense por muito tempo. O forte de Rossine sempre foi a natação, e até hoje ele nada todos os dias, em Macaé, onde conduz a tocha Olímpica. "Dizem que na outra encarnação eu fui rico, mas que nesta eu viria pobre e cheio de amigos. Eu prefiro a atual, e agradeço a todos que me ajudaram a chegar até aqui", diz o bem-humorado professor.
Rossine Medeiros, mais de 50 anos de dedicação ao esporte - Foto: Rio 2016/Leonardo Rui -
Vinícius chegou primeiro ao Mercado Municipal de Peixes, um dos pontos de passagem do revezamento da chama Olímpica no sábado (30).
dom, 31 jul
Macaé, RJ
-
Trajeto
| Rua José Henrique da Silva - Cavaleiros |
| Avenida Atlântica - Cavaleiros |
| Avenida Elias Agostinho & Rua Doutor Bueno - Imbetiba |
| Rua Caetano Correa dos Reis - Barra de Macaé |