-
O surfista Jojo de Olivença, natural de Ilhéus, acendeu a pira no último destino do 19º dia de revezamento da tocha Olímpica Rio 2016. "Treinei durante uma semana correndo dois quilômetros por dia para não chegar aqui e enfartar. Até que completar os 200 metros foi fácil", comemorou.
-
"Eu sempre registro a emoção dos atletas sendo homenageados. Hoje, foi a minha vez", contou o fotógrafo brasileiro Evandro Teixeira, que tem no portfólio imagens icônicas de alguns dos episódios mais importantes da história do Brasil, além da cobertura de seis edições dos Jogos Olímpicos.
-
Entre os condutores de Ilhéus, um baiano que ganhou o mundo por retratar a realidade brasileira. Evandro Teixeira é um dos fotógrafos mais renomados do país, e suas fotos estamparam livros, galerias e documentário ao redor do mundo. Mestre do fotojornalismo, cobriu diferentes edições dos Jogos Olímpicos.
-
Em ensaio para a celebração desta noite, a Orquestra de Berimbau traz o gingado da famosa cantiga "Abadá da Capoeira” que diz "Paranauê! Paranuê, Paraná" - uma alusão à liberdade que os escravos encontrariam além do Rio Paraná. Informalmente, o termo é usado para indicar domínio pleno de algum tema ou arte, como a capoeira.
-
Três grupos compõem a orquestra de berimbau que toca hoje à noite em frente ao Cristo de Ilhéus: Ilhéus Show, Liberdade e Arte Malê. Os mestres Luiz Capeta, Gordo e Monteiro organizaram uma apresentação especial para a passagem do símbolo pela cidade.
-
Os dançarinos do bloco Afro Encantarte foram receber a chama dançando o afoxé - como é conhecido o cortejo de rua que sai durante o carnaval baiano, mais um exemplo da rica herança cultural africana na Bahia.
-
João Gonçalves de Santana, 57, um dos responsáveis pela reestruturação das canavieiras de Ilhéus, é também condutor da tocha Olímpica Rio 2016. "O que está acontecendo hoje não é história de pescador, eu vou mesmo conduzir a tocha Olímpica em Ilhéus"
-
Heitor ainda não nasceu, mas vai poder dizer que ajudou a conduzir a chama Olímpica em sua terra natal. Primeira condutora grávida, Adrielle da Silva, 18, dedicou a experiência ao pequeno bebê Olímpico. "Filho, esse momento é para você", exclamou.
-
A terra do cacau brasileiro é a última parada da chama Olímpica Rio 2016.
-
Ilhéus
E a chama Olímpica Rio 2016 finalmente chega ao litoral baiano. Ilhéus é a última parada deste sábado (21), 19º dia de revezamento da tocha no país.
-
Em Ilhéus, o revezamento da tocha Olímpica terá uma programação esportiva com basquete, corrida, vôlei, futevôlei, taekwondo, caratê e, claro, muita capoeira. O mascote Vinícius já entrou na roda.
-
A cerimônia de celebração será no Centro Histórico de Ilhéus, ao lado da Catedral de São Sebastião. A cidade foi imortalizada e ficou famosa no mundo todo depois de ser retratada nos livros de Jorge Amado.
sáb, 21 mai
Ilhéus, BA
-
Trajeto
| Avenida Dois de Julho |
| Rua Visconde de Mauá |
| Avenida Cnso. Antônio Francisco Badaró |