-
Um dos principais cordelistas de Pernambuco, Luiz Gonzaga Lima é o destaque cultural de Garanhuns. Ao conduzir a tocha Olímpica, arriscou alguns versos: "A tocha que vai passando por nossa cidade amada, quem carrega conduz uma alegria firmada".
-
Maior cordelista de Pernambuco
Luiz Gonzaga Lima é considerado um dos maiores cordelistas de Pernambuco e conduziu a tocha Olímpica em sua cidade, Garanhuns. Destaque cultural do município, Seu Gonzaga de Garanhuns, como é conhecido, começou no ofício há 43 anos com o cordel "Lampião em Serrinha" e nunca mais parou. Ele explicou como sua arte evoluiu com o passar dos anos.

Momento da condução foi emocionante para Luiz Gonzaga Lima pelas ruas de sua cidade
"Cordel são aqueles livretos tão pequenininhos, que eram quase sem valor na época que comecei. Mas agora, a literatura de cordel está no auge. Tem muitas exigências também para que ele se torne uma cultura mais eficiente. Por exemplo, as rimas, a métrica e a temática, tudo isso influi na literatura de cordel", disse o mestre, que está orgulhoso da evolução do gênero literário.

Cordelista foi recebido com a tocha no palco pelos grupos de reizado, manifestação que também acontece em Garanhuns (Rio2016/Andre Mourão)
"A literatura de cordel tem muitas coisas bonitas. Hoje já tem faz até trabalho na televisão, como "Cordel Encantado" (novela da TV Globo exibida em 2011). Tenho satisfação de ter sido homenageado também, não falo na minha pessoa, mas a homenagem a todos os cordelistas nordestinos. Nunca esperava na minha vida um coisa dessas acontecer. Sempre me reconheceram pelas minhas lutas, meus sacrifícios, pela cultura, enfrentando todos os obstávulos. Graças a Deus estou aqui não para levar meu nome, que isso pouco importa, mas o de toda minha cidade", declarou o cordelista.
A pedido da equipe Rio 2016 ele recitou um cordel sobre a experiência de conduzir a chama Olímpica. Assista:
-
Público em peso na rua para ver o revezamento da tocha Olímpica Rio2016 em Garanhuns.
-
Garanhuns
A tocha Olímpica chega a Garanhuns, primeira cidade de Pernambuco que recebe o revezamento da chama. Acompanhe!
seg, 30 mai
Garanhuns, PE
-
Trajeto
| Rua Afonso Pena & Avenida Nilo Peçanha - Santo Antônio |