-
O símbolo da paz e união pelo esporte encontra a natureza em sua melhor forma. Esse foi o 35º dia de revezamento da tocha Olímpica Rio 2016, que passou por Fernando de Noronha, entre os arquipélagos mais bonitos do mundo. Confira os destaques do dia!
-
Até para a tocha Olímpica é difícil dar adeus a um paraíso como Fernando Noronha, mas não tem jeito: é hora de voltar para Natal. A maior parte dos 13 condutores se reuniram em frente à Igreja de São Pedro para a despedida.
-
Olha a pose do Rene de Araújo para conduzir a tocha. Esta simpatia de condutor é um dos pioneiros da corrida em Noronha - ele promove uma prova pelo arquipélago chamada Coração Valente.
-
O surfista Patrick Amarante teve a honra de conduzir a tocha pela Baía do Sancho, eleita pelo site de viagens TripAdvisor, mundialmente conhecido, como a praia mais bonita do planeta.
-
Há 17 anos, é dela a vez das tardes noronhenses. Thania Brito apresenta o programa “Balaio de Gato”, na Rádio Golfinho, levando informação e entretenimento a moradores e turistas de Fernando de Noronha.
-
Este simpático condutor é Leonardo Veras. Quem vê nem pensa, mas ele é como um encantador de tubarões: mergulhador, desenvolveu uma técnica de mergulho em que fica cara a cara com o predador. Também ajudou a fundar o Museu do Tubarão, no arquipélago.
-
A chama Olímpica está aproveitando para pegar um bronze nas praias de Fernando de Noronha. Depois de passar pela praia do Sancho, ela agora aprecia a vista da praia da Conceição.
-
A tocha já andou de rapel, de barco, de carro, a cavalo... E em Fernando de Noronha, nada mais típico de que andar de bugre para conhecer o arquipélago. Os carrinhos coloridos fazem o transporte da chama Olímpica e de todo o comboio do revezamento.
-
Olha só quem apareceu para acompanhar o revezamento: mais de 50 golfinhos acompanham o barco com a condutora Zaira Matheus, que é bióloga, fotógrafa subaquática e atua pela conservação marinha do país.
-
O primeiro condutor no arquipélago é Gilvânio da Silva, que é natural de Fernando de Noronha e ajuda os vários projetos de preservação ambiental do local - como o Projeto Tamar, que cuida de tartarugas marinhas.
-
É neste paraíso que a tocha Olímpica estará no domingo (5). Desde 2001, por causa de suas belezas naturais, o arquipélago de Pernambuco ostenta o título Sítio do Patrimônio Mundial Natural.
-
Fernando de Noronha
Neste domingo (5), mais um lugar paradisíaco do Brasil será cenário para o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Fernando de Noronha (PE) recebe a chama nas belas praias do balneário. Desde 2001, por causa de suas belezas naturais, o arquipélago ostenta o título de Sítio do Patrimônio Mundial Natural.
Logo na chegada, o comboio visita duas das maiores referências de Noronha. A primeira parada é na Praia do Sueste, onde o revezamento conhece o trabalho do Projeto Tamar, que luta pela preservação de tartarugas marinhas no arquipélago desde 1984.
.
Noronha é área de alimentação, crescimento e repouso da tartaruga-verde e da tartaruga-pente (foto: Prjeto Tamar)O segundo ponto é o passeio de lancha para conferir de perto os golfinhos que vivem na região. A condução fica por conta da bióloga e especialista em fotografia subaquática Zaira Matheus, que vive em Noronha desde 1999. O revezamento percorre a Praia da Cacimba para entrar em uma canoa havaiana até a Praia do Sancho, que foi eleita mais de dez vezes a mais bonita do mundo. No trajeto, a chama passa pelas Pedras do Pico e do Pião.
A tocha Olímpica atinge o mirante da Praia do Sancho, no alto da falésia, de onde se avista o Morro dos Irmãos, uma das imagens clássicas de Noronha. É um dos lugares mais fotogênicos da ilha. De lá, segue para a Praia da Conceição. É a hora de o comboio sair da orla para conhecer a Vila dos Remédios. Os condutores se alternam por ela, passando pela Igreja da Vila dos Remédios, seguindo para o Forte de Nossa Senhora dos Remédios e, depois, a Praça São Miguel. A condução da chama segue até a parte mais alta da ilha e termina na capelinha São Pedro dos Pescadores.
Saiba todos os detalhes do revezamento em Fernando de Noronha no rio2016.com
dom, 05 jun
Fernando de Noronha, PE
-
Trajeto
| Alameda de São Pedro |
| BR-363 & Rua Joaquim Ferreira |
| BR-363 & Rua dos Ipês |
| Rua São Miguel |
| Ladeira do Forte |
| Estrada da Alamâa |
| BR-363 |