-
Cheio de beijos, amor e emoção! Veja como foi o segundo dia da tocha Olímpica
-
O condutor José Quirino mudou-se para Corumbá de Goiás em 1978 e, desde então, participa da Cavalhada, representação dramática das batalhas entre mouros e cristãos no século 13. Apaixonado por cavalos, que têm papel fundamental na encenação, Quirino representa o rei dos mouros.
-
Condutores de Corumbá de Goiás, felizes por fazer parte desse momento na história da cidade, posam para um selfie com as tochas.
-
Lucio Monteiro, dentista, vestiu-se de tochão para homenagear a passagem do fogo Olímpico em Corumbá de Goiás. "Sou maratonista e corri a São Silvestre desse jeito". Ele chamou a atenção quando o revezamento da tocha começou na cidade.
-
A primeira cidade a receber a tocha após a capital federal é Corumbá de Goiás. Além do sítio histórico, outra marca do local é a cachoeira Salto de Corumbá.
-
A tocha Olímpica começa o revezamento hoje por Corumbá de Goiás, depois segue para Pirenópolis e termina o dia em Anápolis. A palavra Corumbá, que dá nome à cidade e também ao rio que a corta, vem da língua tupi que significa em português cascalho redondo, cágado, bateia ou rio pedregoso. A linha imaginária do Tratado de Tordesilhas, que de 1498 a 1750 serviu de demarcador das terras pertencentes à Espanha e Portugal, passava na cidade. A chama Olímpica será conduzida em uma cavalhada típica da cidade. As cavalhadas de Corumbá representam a luta entre dois exércitos inimigos, mouros e cristãos. As lutas duram três dias e são corridas a cavalo, que representam a disputa entre os dois lados. No último dia, as corridas representam a amizade entre os dois exércitos antes inimigos. Corumbá é carregada de história. A cidade fez parte do ciclo do ouro goiano, junto com a Cidade de Goiás, Pirenópolis, Cocalzinho, Jaraguá e Abadiânia. Os prédios têm estilo arquitetônico do século 18, que estão bem conservados, principalmente a Igreja de Nossa Senhora da Penha de França e o Cine Teatro Esmeralda, restaurado e reinaugurado em 2011.
qua, 04 mai
Corumbá de Goiás, GO
-
Trajeto
| Avenida Francisco Bruno |
| Avenida Roberto Muller |