-
Campeões Olímpicos, estádio, piscina, rapel... Da chegada da chama ao acendimento da pira de Brasília, confira os melhores momentos do primeiro dia de revezamento da tocha Olímpica Rio 2016 no Brasil.
-
Veja como foi a chegada da tocha Olímpica em Brasília, no primeiro dia da chama no Brasil.
-
"Estou muito feliz de ter a América unida", declarou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Rio 2016, na Cerimônia de União das Américas, onde foi acesa uma pira de celebração. Ele lembrou que a ideia do evento foi da presidente Dilma Rousseff. "É uma parte importante da história do Brasil. Nós recebemos os jogos", disse a presidente.
-
Elaine Silva é 3º sargento da Polícia Militar do Distrito Federal, destaque do Regimento de Polícia Montada, e trabalha na corporação há 22 anos. Atualmente, faz parte do centro de Equoterapia da PM e realiza os atendimentos a pessoas portadoras de necessidades especiais que utilizam o cavalo como instrumento terapêutico para melhorar a qualidade de vida. No campo desportivo, pratica a equitação diariamente, participando de competições hípicas dentro e fora do Distrito Federal.
-
O sargento Hélvio é o único policial militar cadeirante na PM do Distrito Federal. Ele trabalha no departamento de comunicação social da polícia.
-
"Estou acostumado com os 200 metros medley e, agora, fiz os 200 correndo. Vamos para cima em 2016: natação brasileira em busca de mais medalhas", disse o nadador Olímpico Thiago Pereira, que conduziu a tocha em Taguatinga. Maior medalhista brasileiro dos Jogos Pan-Americanos, Thiago também é ex-recordista mundial dos 200m medley em piscina curta e levou a prata Olímpica em Londres 2012.
-
"Joaquim, Joaquim, Joaquim". Campeão Olímpico dos 800 metros nos Jogos de Los Angeles e natural de Taguatinga (DF), Joaquim Cruz ganhou o maior apoio da torcida que o esperava aos gritos durante a passagem com a tocha. Antes do revezamento, ele brincou que nunca correria tão devagar em sua vida.
-
Os alunos do jardim da infância 314 da asa Sul de Brasilia eram os mais animados à espera da tocha. Com eles, a professora Ela Sousa preparou trabalhos com os mascotes Olímpicos.
-
Natália Mayara, jogadora de tênis em cadeira de rodas, desfilou com a tocha Olímpica em Taguatinga, cidade-satélite de Brasília. A atleta ganhou medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto e, hoje, ocupa a 19ª posição no ranking mundial da Federal.
-
O time de basquete mirim de Taguatinga (DF) apoia os condutores da tocha. "Sabe onde o Brasil vai terminar os Jogos Rio 2016? Lá no alto, entre os melhores no quadro de medalhas", diz o professor Márcio Junior. Os meninos imitaram Usain Bolt, campeão dos 100 e 200 metros nos Jogos Olímpicos de Londres.
-
O cadeirante Mackinley Nobato de Souza recebeu a tocha dentro de uma das piscinas de água mineral das nascentes Cascalheiras. O parque é um ano mais velho que a cidade de Brasília.
-
Ícaro Pereira, nadador e estudante de educação física, atravessou a piscina do complexo aquático com a tocha Olímpica. Ele estava animado com o revezamento. "Disseram que a água pode respingar e a tocha não apaga. Mas eu prefiro nadar bem e não molhar", afirmou. "Já perdi a conta de quantos quilômetros nadei nessa piscina, mas hoje é especial. Estou entusiasmado!" Pereira passou a tocha para Hugo Parisi, atleta de saltos ornamentais, sob aplausos do público. Ele foi acompanhado por praticantes do nado sincronizado.
-
Lúcio, campeão do mundo de futebol na Copa de 2002, recebeu a tocha Olímpica no estádio Mané Garrincha das mãos do subtenente Hudson Alves, do Corpo de Bombeiros de Brasília.
-
Equipe de nado sincronizado da Secretaria de Esporte de Brasilia no complexo aquático onde Hugo Parisi, dos saltos ornamentais, recebeu a tocha. As atletas animaram o público antes da chegada da chama.
-
Alunos do Colégio Militar Dom Pedro II, de Brasília, entram no estádio Mané Garrincha para esperar o rappel e Lúcio, jogador de futebol da seleção brasileira campeã do mundo em 2002, que conduziu a tocha. As crianças cantaram o Hino Nacional e prestaram homenagem às 206 bandeiras dos países que estarão nos Jogos.
-
Vanderlei Cordeiro de Lima, maratonista Olímpico, deixa a Catedral de Brasília com a tocha nas mãos após receber a chama de Paula Pequeno. Ele imitou o gesto que fez ao chegar ao estádio Panatenaico na chegada da maratona dos Jogos de Atenas, em 2004.
-
O campeão mundial de surfe Gabriel Medina é um dos 10 primeiros condutores da tocha Olímpica Rio 2016.
-
Campeão mundial de surfe, Gabriel Medina passou a chama para a tocha da jogadora Olímpica de vôlei Paula Pequeno, que seguiu o revezamento para a Catedral de Brasília.
-
-
A condutora Hanan Khaled Daqqah, de 12 anos, morava com a família em Idlib, um dos palcos da guerra civil na Síria, até se mudar para um campo de refugiados na Jordânia e, em 2015, chegar a São Paulo, onde reside com parentes.
-
O ginasta Ângelo Assumpção recebeu a tocha das mãos de Gabriel Hardy, atleta do caratê
-
A Esquadrilha da Fumaça fez uma homenagem à chama Olímpica e aos Jogos Rio 2016 no céu da capital federal.
-
Fabiana Claudino recebeu a tocha Olímpica das mãos da presidente Dilma Rousseff.
-
"O que vale é a luta e nós sabemos lutar. Somos todos Olímpicos, somos todos Brasil." Dilma Rousseff, presidente do Brasil
-
"Grande orgulho", diz Dilma
"O Brasil se torna agora o país dos Jogos Olímpicos. A emoção vai ficar marcada na memória, no coração e na história deste país. Os Jogos são um chamamento à paz. Como a primeira presidente de um país da America Latina a sediar os eventos, é com grande orgulho que dou boas-vindas a essa chama, símbolo de grande esperança, para a humanidade, de paz e união."
Dilma Rousseff, Presidente do Brasil
-
Momento importante
"Somos conhecidos pelo bom desempenho em várias Olimpíadas de Conhecimento nas áreas de matemática, física, química, robótica, astronomia e língua portuguesa. Nossos alunos são campeões. E agora temos a honra de participar deste momento tão importante."
Aurilene Vieira de Brito, diretora da Escola Estadual Augustinho Brandão, uma das dez primeiras condutoras da chama.
-
Khaled Daqqah, pai da jovem síria Hanan, de 12 anos, que vai conduzir a chama Olímpica em Brasília, espera ansioso a chegada da filha."Estou muito feliz e honrado com a participação dela no revezamento", afirmou o refugiado.
-
“Vamos construir juntos um futuro melhor. Vou repetir o que disse em Copenhague, uma frase que me acompanha em todas as minhas apresentações: o Rio está pronto para entrar para a história”, disse Carlos Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, ao fim de seu discurso na chegada da chama Olímpica ao Palácio do Planalto.
-
Os Jogos são brasileiros
"A chama Olímpica chega à sua nova casa, o Brasil. Sua missão histórica é promover a trégua e convocar a população para os Jogos, unir o país em torno dos Jogos. Os Jogos são brasileiros."
Carlos Nuzman, no discurso de chegada da tocha ao Palácio do Planalto
-
Hino Nacional abre caminho
No Palácio do Planalto, jovens cantaram o Hino Nacional ao lado de autoridades e condutores da chama Olímpica para iniciar o revezamento da tocha pela capital do país.
-
Dilma recebe chama Olímpica
A presidente Dilma Rousseff recebe o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Nuzman, ao lado do ministro do Esporte, Ricardo Leyser, no Palácio do Planalto. O revezamento da tocha começa pela capital federal.
-
Crianças esperam a passagem da chama Olímpica perto do Palácio do Planalto, onde começa o revezamento. A tocha chegou ao país às 7h26 em um avião escoltado por caças da Força Aérea.
-
Vinicius, mascote dos Jogos Olímpicos, aguarda a chama Olímpica em frente ao Palácio do Planalto. A tocha passa pela avenida das Nações a caminho da sede do governo.
-
O clima é de festa no aeroporto Juscelino Kubitschek de Oliveira. O público que aguardava no terminal comemorou o pouso do avião. Na sequência, a chama segue para o Palácio do Planalto, onde começa o revezamento pela cidade de Brasília.
-
-
Tocha Olímpica chega ao Brasil
A chama Olímpica já está em solo brasileiro. Às 7h26, o avião que transportava a tocha pousou no aeroporto de Brasília depois de ser escoltado por caças da Força Aérea.
-
A #ChamaOlimpica sobrevoa a esplanada dos Ministérios, em Brasília, às 7h15 de terça-feira (3), escoltada por caças da Força Aérea Brasileira.
-
O revezamento da tocha Olímpica Rio 2016 vai passar por mais de 300 cidades das cinco regiões do Brasil.
-
Serão 143 condutores que levarão a tocha Olímpica pelas ruas de Brasília percorrendo cerca de 104 quilômetros. Eles que vão passar pelo Palácio do Itamaraty, o Memorial JK, a Torre de TV, Catedral de Brasília, Estádio Mané Garrincha.
-
Chama 'aquática'
Um condutor atravessará a piscina do Complexo Aquático (antigo DEFER) com a tocha Olímpica. Na sequência, outro condutor correrá em volta da piscina com a chama. O fogo olímpico vai ser levado por diferentes meios nos Jogos brasileiros.
-
É do Brasil: Rio 2016 recebe a #ChamaOlímpica em cerimônia do Estádio Panatenaico, em Atenas
-
Como manda a tradição, a cerimônia de acendimento da tocha aconteceu no Templo de Hera, em Olímpia, na Grécia. Após o ritual milenar, a tocha começou a rota do revezamento.
-
Como surgiu a chama Olímpica? Como é feito esse fogo? Como faz para levar a chama de avião? E se apagar? Essas e outras curiosidades são respondidas pela atriz Elea Mercurio.
-
A rota da tocha Olímpica Rio 2016 começa em Brasília. Localizada no Planalto Central, a capital do Brasil foi inaugurada em 1960 com projeto do urbanista Lúcio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer. De lá, a tocha Olímpica inicia sua rota na região Centro-Oeste do país.
-
A revista americana Wired listou a tocha Olímpica Rio 2016 entre os 20 objetos com design mais inteligente lançados em 2015. Desenvolvida pelo escritório de design Chelles e Hayashi, a criação brasileira é, segundo a publicação, “um exemplo de como um objeto pode refletir a cultura dinâmica de um país".
-
A força de um símbolo: o revezamento da Tocha Olímpica representa a união dos povos e o respeito às diferenças. Nos Jogos Rio 2016, 10.500 atletas de 206 países se unem no Rio de Janeiro entre 5 e 21 de agosto.
ter, 03 mai
Brasília, DF
-
Trajeto
| Via S1 Oeste - Cruzeiro |
| Eixo Monumental |
| Setor Recreativo Parque Sul (SRPS) - Asa Sul |
| Setor Comercial Sul (SCS) - Asa Sul |
| Eixo Rodoviário Leste – Sentido Sul (ERL-S) - Asa Sul |
| CLS 208 Bloco A - Asa Sul |
| Via L2 Sul - Asa Sul |
| Avenida Quatro - Riacho Fundo |
| Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) |
| Quadra CSG 6 - Setor G Sul |
| Avenida Samdu & Setor QSD / QSE - Setor D Sul |
| Estrada Parque Taguatinga (EPTG) - Setor Central |
| Via IA 1 - Guará |
| Parque Nacional de Brasília |
| SRPN - Centro Aquático Ginásio Claudio Coutinho - Asa Norte |
| Ponte Juscelino Kubitschek |
| Eixo Monumental - Asa Sul |
| Eixo Monumental |
| Esplanada dos Ministérios - Asa Sul |
| Via N1 Leste - Asa Norte |