Os Jogos Olímpicos

Prática centenária, o Tiro Esportivo teve origem na Europa - em países como a Alemanha, há clubes com mais de 500 anos de fundação. A popularidade do esporte cresceu em nações de língua inglesa com a criação de organizações de atiradores na Inglaterra, em 1859, e nos Estados Unidos, em 1871.

Para a entrada no programa olímpico, a disciplina teve como seu principal incentivador o Barão de Coubertin, fundador dos Jogos da Era Moderna. Campeão francês de pistola, ele incluiu o Tiro Esportivo já na primeira edição da competição, em 1896, em Atenas.

Em 1907, foi criada a Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF, em inglês). Ao longo dos anos, o esporte apresentou mudanças significativas para ganhar popularidade: os eventos têm acompanhado as evoluções tecnológicas das armas de fogo, e os alvos passaram a ter um formato circular para não lembrar em nada animais ou pessoas.

O Tiro Esportivo só ficou fora de duas edições dos Jogos. Primeiro em 1904, na cidade americana de Saint Louis, e em 1928, em Amsterdã, por conta de um conflito entre a ISSF e o Comitê Olímpico Internacional (COI), que não concordava com o fato de algumas competições do esporte darem prêmios em dinheiro, o que caracterizava profissionalismo.

A disciplina voltou a fazer parte do programa olímpico na edição de 1932, em Berlim, e as mulheres fizeram sua primeira participação em 1968, na Cidade do México, em eventos mistos, que duraram até a edição de 1980, em Moscou. Os primeiros eventos apenas para mulheres aconteceram apenas no ano de 1984, em Los Angeles.

Nos Jogos Olímpicos, três tipos de armas são usadas. Nos eventos com carabina e pistola, os competidores têm de acertar um alvo dividido em dez circunferências, a uma distância de 10, 25 ou 50 metros. Dependendo da disputa, eles precisam atirar em pé, de joelhos ou deitados. Com a espingarda, os atiradores miram em alvos móveis, lançados por cima e à sua frente.

As regras são diferentes de acordo com a prova, o que inclui distância, tipo do alvo, posição de tiro, número de disparos e tempo para cada participante atirar. As disputas são divididas em fases de classificação e finais – o vencedor é aquele que somar mais pontos.