Os Jogos Olímpicos

Arte marcial nascida na Coreia, Taekwondo quer dizer “caminho dos pés e das mãos”. Apesar de este nome só ter sido oficializado na metade do Século XX, o esporte tem como origem o Taekkyon (“pés-mãos”), estilo que vem da era dos Três Reinos coreanos, por volta de 50 anos antes de Cristo.

Em 1955, um grupo de coreanos escolheu o Taekwondo como a arte marcial coreana a ser divulgada internacionalmente entre as muitas que existiam no país. Em 1973, foi fundada a federação internacional do esporte, e no mesmo ano aconteceu o primeiro Mundial, em Seul, na Coreia do Sul.

A disciplina é uma das duas artes marciais asiáticas presente no programa olímpico – a outra é o Judô. O Taekwondo foi disputado como esporte de exibição nos Jogos de Seul, em 1988, e nos de Barcelona, em 1992. A estreia oficial foi na edição de Sydney, em 2000.

As disputas acontecem em um tatame sintético, em combates com três rounds de dois minutos cada, com um minuto de descanso entre os rounds. Além do uniforme branco, os participantes usam protetores de cabeça e tronco, um de cada cor: vermelho e azul.

O objetivo é acertar o tronco do adversário com chutes e socos, na região de cores azul e vermelha, sendo que com os pés pode-se marcar um ponto ou dois no caso de chute efetuado com giro do corpo, enquanto que com o soco somente se marca um ponto. Cada atleta vai para o combate vestindo um colete eletrônico no tronco, que mede a potência do chute, e marca-se o ponto ao se atingir a potencia, mas apenas para os chutes. Os chutes na cabeça são válidos, onde se pode marcar três pontos, com chute direto, ou quatro pontos no caso de chute efetuado com giro do corpo, bastando apenas o toque na região que vai do pescoço a parte de cima da cabeça.

Infrações como usar o joelho, empurrar, segurar, bater abaixo da cintura e acertar o adversário no chão são passíveis de punição.
Um atleta pode vencer: nocauteando o oponente, somando o maior número de pontos, atingindo uma diferença de 12 pontos ao terminar o segundo round ou pela desclassificação do adversário.

As disputas nas oito categorias de peso (quatro para homens e quatro para mulheres) são feitas em chaves de eliminação direta. Os vencedores de cada chave disputam a medalha de ouro. Todos os participantes que perdem para um dos finalistas em qualquer fase da competição entram na repescagem. Os dois perdedores das semifinais enfrentam os ganhadores das duas chaves da repescagem pelas duas medalhas de bronze.
 

Confira informações técnicas sobre Taekwondo