Os Jogos Olímpicos

A origem do Rugby está diretamente ligada à do Futebol – afinal, antes de ser disputado apenas com os pés, o esporte mais popular do mundo também era jogado com as mãos. Tudo começou no ano de 1823, quando uma escola na cidade inglesa de Rugby começou a desenvolver uma forma de jogar própria, que viria a se tornar um novo esporte.

Quatro décadas depois, a retirada de duas regras do Futebol pela Football Association, criada para padronizar o Futebol no mundo todo, foram fundamentais para que o Rugby ganhasse identidade própria: a proibição do uso das mãos e o tackle, que permitia agarrar o adversário e leva-lo ao chão para retomar a bola.

No ano de 1871, surgia a Rugby Football Union, primeira entidade a regular o novo esporte. E em 1886 nasce a International Rugby Football Board, para criar uma série de regras a serem adotadas – apesar de fundadora do esporte, a Inglaterra só passou a fazer parte quatro anos depois, porque se recusava a ter a mesma representatividade que Escócia, Irlanda e País de Gales, que tinham um número menor de equipes na entidade.

As regras do Rugby foram mudando ao longo do tempo. Entre as novidades, estavam a redução de 20 para 15 jogadores em cada equipe, no ano de 1877, a contagem de pontos, e a entrada da bola oval.

A entrada da disciplina nos Jogos Olímpicos tinha um grande incentivador: o Barão de Coubertin, admirador da ética e espírito de equipe do esporte. E o Rugby entrou no programa na edição de 1900, em Paris, com vitória dos donos da casa.

O esporte passou em branco na edição de 1904, em Saint Louis, mas retornou quatro anos depois, em Londres, com os donos da casa sendo derrotados pela Austrália. A saída do Barão de Coubertin da Presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1925, significaria a retirada do Rugby dos Jogos.

Neste período fora do programa olímpico, o esporte começou a ganhar força e popularidade: em 1994, a Federação Internacional de Rugby (IRB, em inglês) foi oficialmente reconhecida pelo COI, e no ano seguinte o esporte passou a ser profissional, exatamente cem anos depois de a primeira liga ser criada, na Inglaterra.

Em 2009, uma assembleia do COI decidiu pelo retorno do esporte ao programa olímpico na edição de 2016. Mas a modalidade a ser disputada no Rio de Janeiro será o Rugby com sete jogadores de cada lado, ou Rugby Sevens, bastante popular pelo mundo.

O jogo é disputado em um campo retangular gramado, com dois postes e um travessão em formato de “H” nas extremidades. Cada jogo tem dois tempos de sete minutos. O objetivo é conduzir a bola até a linha de gol do adversário, mas os passes com a mão não podem ser dados para um companheiro à frente da linha da bola.

A principal forma de pontuação é o try, que vale cinco pontos, quando a bola é apoiada contra o solo na área após a linha de gol.