Os Jogos Olímpicos

Uma prova para mostrar quem é o mais forte, o Levantamento de Peso é praticado desde a antiguidade em países como a Grécia e o Egito. Contudo, seu desenvolvimento como esporte veio a acontecer apenas no fim do século XIX, principalmente na Europa.

Em 1890, nascia na Áustria a primeira federação internacional do esporte. Seis anos depois, o Levantamento de Peso estava presente na edição que abriu os Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas, na Grécia, dentro do programa da Ginástica.

O esporte foi retirado do programa olímpico na edição de 1900, em Paris, e retornou nos Jogos de 1904, em Saint Louis, como parte do Atletismo. Em 1908 (Londres) e 1912 (Estocolmo) acabou ficando de fora novamente, mas entrou de vez em Antuérpia, na Bélgica, em 1920 – apenas para homens.

Os eventos femininos passaram a fazer parte dos Jogos Olímpicos em 2000, em Sydney, na Austrália. No total, são 15 categorias, sendo oito masculinas e sete femininas, divididas de acordo com o peso corporal de cada participante.

A competição acontece em uma plataforma quadrada de 4 x 4 metros e 10 centímetros de altura. São usados uma barra de aço, discos (ou anilhas) com os pesos e colares (ou presilhas), para prender os discos na barra.

O Levantamento de Peso consiste de duas provas: o arranco (ou arranque) e o arremesso. Na primeira, o competidor precisa levantar a barra do solo até acima da cabeça em um só movimento. Ele precisa manter os braços estendidos ao final, manter-se equilibrado e e ficar assim por até dois segundos, quando os árbitros dão um sinal para soltá-la.

Já o arremesso é dividido em duas partes. O participante primeiro levanta a barra até a altura dos ombros, por cima do peito, enquanto agacha, para depois erguer-se. Após isso, usando a força das pernas e braços, o atleta deve posicionar a barra acima de sua cabeça, mantendo os membros estendidos até o sinal da arbitragem para soltar.

Os participantes têm três tentativas, em cada uma das provas, para levantar a maior carga possível. Ao conseguir levantar um peso na barra, o aumento mínimo deve ser de 1 quilo entre a primeira e a segunda tentativas, sendo que o peso total na barra deve ser sempre um número inteiro. 

O vencedor é aquele que levantar mais peso no somatório total das melhores tentativas no arranco e no arremesso. Caso haja empate, o atleta que pesar menos é o vencedor – ainda assim, se a igualdade persistir, a vitória é para aquele que tiver conseguido a melhor marca primeiro.