Os Jogos Olímpicos

Esporte que melhor retrata o lema olímpico, Citius, Altius, Fortius (“o mais rápido, o mais alto, o mais forte”, na tradução do latim), o Atletismo marca presença desde a primeira edição dos Jogos da Antiguidade, em 776 a.C. Naquele ano, Corebus de Elis se tornaria o primeiro campeão olímpico ao vencer uma prova chamada Stadium, uma corrida em um percurso de 192 metros.

Posteriormente a Grécia Antiga viu o surgimento de muitas outras provas de corrida, saltos e lançamentos. Uma competição que também fazia sucesso era o pentatlo - que reunia, além do Stadium, salto em distância, lançamento de disco, lançamento de dardo e luta. Séculos depois, feiras e festivais por toda a Europa tinham como atração eventos para premiar o competidor mais completo.

Diante de tanta tradição e popularidade, não foi surpresa ver o Atletismo ocupar lugar de destaque na programação dos primeiros Jogos da Era Moderna, em 1896. Foram 12 medalhas em disputa em Atenas, todas em competições para homens. As mulheres começaram a participar na edição de 1928, em Amsterdã, na Holanda, e atualmente possuem um programa de disputa quase igual ao masculino.

Poucos anos antes de o programa olímpico do Atletismo incluir eventos femininos, em 1912, 17 países criaram a entidade que hoje é a Federação Internacional de Atletismo (IAAF, em inglês), para padronizar regras, critérios e recordes mundiais.

O esporte está dividido entre provas de pista, de rua, de campo e as combinadas. As primeiras incluem diferentes tipos de corrida: rasas (de 100, 200, 400, 800, 1.500, 5.000 e 10.000 metros), revezamentos (4x100m e 4x400m), com barreiras (110m para homens, 100m para mulheres e 400m para homens e mulheres) e com obstáculos (3.000m). As provas de rua são a maratona (aproximadamente 43 quilômetros, ou 42,195 km) e a marcha atlética (20 e 50 km, sendo esta última somente para homens). Os vencedores são aqueles que terminarem o percurso em primeiro lugar.

Já as provas de campo incluem eventos como os saltos em distância e triplo, em altura e com vara, as provas de arremesso de peso e lançamento do martelo, dardo e disco. Nelas, o atleta com melhor desempenho em relação aos demais concorrentes fica com a medalha de ouro.

Por sua vez, as provas combinadas medem a versatilidade dos atletas, e são disputadas em dois dias consecutivos. Para os homens há o decatlo, com dez eventos: 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400m rasos, 110m com barreiras, lançamento do disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500m rasos. As mulheres realizam sete provas, no chamado heptatlo: 100m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200m rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800m rasos. 

No Atletismo, os eventos começam com a disputa de eliminatórias. Os melhores competidores ou equipes avançam até a final, que vale medalha. O sistema é diferente nas provas combinadas: o desempenho de cada atleta vale pontos, e a soma deles ao longo dos dois dias de competição é que define o pódio.

Confira informações técnicas sobre Atletismo