Notícias

30/04/2012

SONHOS NAS ALTURAS: A magia do basquetebol

Em Londres 2012, hegemonia dos Estados Unidos será posta à prova mais uma vez em um dos esportes mais populares do mundo

Enviar para um amigo

Estados Unidos são hegemônicos no basquetebol olímpico (Foto: Foto: ©Getty Images/Jed Jacobsohn)

O passe milimétrico, a enterrada desconcertante, a cesta no estouro do cronômetro, a ponte aérea, o arremesso impensável... A paixão chamada basquetebol faz parte do dia a dia de milhões de fãs ao redor do mundo, mas apenas de quatro em quatro anos um sonho se torna realidade: a medalha de ouro olímpica. Para um país em especial, porém, com suas incontáveis estrelas das quadras, é mais do que um desafio. É a hora do show. Nem o céu é o limite.

O esporte, em sua versão masculina, esteve presente em 17 edições dos Jogos Olímpicos. Os Estados Unidos participaram de 16.  Ganharam 13 medalhas de ouro. Entre as mulheres, foram nove edições. Em oito participações, as americanas foram campeãs em seis. A última vez que não ocuparam o lugar mais alto do pódio foi em Barcelona 1992. Ficaram com o bronze.

Esta semana, Rio 2016™ homenageia um dos esportes mais populares do planeta. No primeiro dia, a supremacia dos Estados Unidos ganha destaque. O armador Jason Kidd, campeão em Pequim 2008 e um dos maiores nomes da história do basquetebol, fala da sensação de subir ao topo do pódio e da nova geração de estrelas, que defenderá o título em Londres 2012. No segundo dia, o ala-pivô espanhol Pau Gasol conta da expectativa pela revanche da última final olímpica. Atual bicampeão europeu com sua seleção, a segunda no ranking mundial, ele projeta o caminho para o passo definitivo na gloriosa carreira. Na sequência, o secretário-geral da Federação Internacional de Basquete (FIBA), Patrick Baumann, analisa, em entrevista exclusiva, os projetos e horizontes para o esporte até Rio 2016™ e além. Por fim, o fã do basquetebol conhecerá um pouco mais da versão paralímpica do esporte, disputada por gigantes em cadeiras de rodas.

Confira as publicações:

Segunda-feira, 30 de abril

Hora do show: a hegemonia dos Estados Unidos no basquetebol

Terça-feira, 1º de maio

Pau Gasol e o passo que resta: o desafio olímpico do maior ídolo da Espanha

Quarta-feira, 2 de maio

Paixão e visão estratégica: as ideias de Patrick Baumann

Quinta-feira, 3 de maio

Basquetebol nos Jogos Paralímpicos: os gigantes das cadeiras de rodas

Tags: basquetebol

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016™.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ