Notícias

19/08/2013

Rio 2016 lança Plano de Gestão de Sustentabilidade e assina acordo com a ONU

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente mediará diálogo com a sociedade civil sobre o programa

Enviar para um amigo

Assinatura do acordo de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) (Foto: Alex Ferro)

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos apresentou nesta segunda-feira o Plano de Gestão da Sustentabilidade dos Jogos Rio 2016. O programa – elaborado em parceria com os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) – estabelece os fundamentos da integração de princípios, ações e projetos relativos à sustentabilidade no planejamento e operação dos eventos.

“Nosso objetivo é integrar a sustentabilidade a todo processo de organização, reduzindo o impacto dos Jogos e deixando um exemplo de boas práticas para toda a sociedade”, afirmou o presidente do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

O lançamento foi marcado pela assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que prevê, entre outras atividades, uma avaliação do plano e a mediação do diálogo entre o Rio 2016 e a sociedade civil sobre sustentabilidade.

Também foi revelada a submarca "Abraça Rio 2016", que será utilizada em todas as comunicações dos Jogos relacionadas ao Programa de Sustentabilidade e será a forma com a qual a organização abraçará programas e projetos alinhados com os princípios do plano: responsabilidade, inclusão, integridade e transparência.

Os objetivos estratégicos do Plano de Sustentabilidade estão sustentados pelos três pilares que foram propostos na candidatura e estão alinhados aos princípios de desenvolvimento sustentável ratificados pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, aos quais correspondem nove eixos temáticos:

Planeta (Pegada ambiental reduzida): Transporte e Logística; Desenho e Construção Sustentável; Conservação e Recuperação Ambiental; Gestão de Resíduos

Pessoas: Engajamento e Conscientização; Acessibilidade Universal; Diversidade e Inclusão

Prosperidade: Cadeia de Suprimentos Sustentável; Gestão e Reporte

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ