Notícias

23/07/2012

Rio 2016™ lança fonte inspirada no logotipo e começa a construir a identidade visual dos Jogos

Foram oito meses até a criação dos 5.448 caracteres que carregam a essência das marcas do Rio 2016™

Enviar para um amigo

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ lançou nesta segunda-feira, em Londres, a fonte que será utilizada em mensagens-chave dos Jogos. A criação foi inspirada nas letras e números do logotipo Rio 2016™ e na essência dos Jogos, Paixão e Transformação, que une as marcas olímpica e paralímpica.

No total, foram realizados 23 estudos, em oito meses de trabalho, até a criação dos 5.448 caracteres. Os conceitos da marca Rio 2016™ deveriam estar presentes desde o desenho de cada acento até a forma das ligaturas.

A Diretora de Marca do Comitê Organizador Rio 2016, Beth Lula, destaca que criação da fonte é um importante legado dos Jogos: “A criação de uma fonte proprietária vai eternizaras marcas e a essência dos Jogos, além de ser uma grande valorização do design brasileiro”, diz.

Conheça a fonte Rio 2016™!

Equipes da Dalton Maag e do Rio 2016, com Beth Lula (de amarelo), apresentam a fonte (Foto: Wander Roberto/Rio 2016)

O conceito tipográfico é assinado pela equipe brasileira da Dalton Maag, uma das maiores empresas de design de fontes do mundo, que trabalhou em conjunto com seu estúdio de Londres, na etapa de engenharia da fonte. O consultor brasileiro Gustavo Soares, especialista em tipografia, foi contratado para ser a interface técnica entre a equipe de Design do Rio 2016™ e a Dalton Maag Brasil.

Um olhar atento à cidade do Rio de Janeiro foi inspiração para o grupo. O calçadão de Copacabana está presente nas letras 'm' e 'n' e a letra 'r' lembra a Pedra da Gávea. As letras são desenhadas com um único traço contínuo, num movimento ágil e fluido para sugerir o movimento dos atletas. Ao mesmo tempo, a variedade das curvas que está presente nas letras traduz a paisagem carioca.

Fábio Haag, designer da Dalton Maag, destaca o aspecto de legado para o mercado brasileiro de design: “Como brasileiro apaixonado por tipografia, projetar a fonte para o Rio 2016™ foi um trabalho dos sonhos. Além disso, este é um marco importante para o design no Brasil – é um ótimo exemplo de como os type designers podem trabalhar em conjunto com os designers gráficos, contribuindo para fortalecer uma identidade", explica.

O maior legado do projeto é a comprovação da importância de uma fonte proprietária, que é capaz de fortalecer qualquer projeto de design com a ampliação do seu conceito em cada palavra escrita. Para a construção da fonte, Rio 2016™ investiu no design brasileiro em um processo de colaboração, que pode ser visto como referência em futuros projetos desta natureza no Brasil. Com a criação da fonte, a personalidade sintetizada no logotipo Rio 2016™ estará presente em toda a comunicação visual dos Jogos.

Tags: fonte

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ