Notícias

03/07/2013

Rio 2016™ e Sebrae firmam parceria para qualificação de micro e pequenas empresas brasileiras

Acordo de cooperação técnica “Sebrae No Pódio” promoverá o desenvolvimento de potenciais fornecedores para atender demandas de grandes eventos esportivos

Enviar para um amigo

Sidney Levy e Cezar Vasquez, diretor Superintendente do Sebrae, assinam parceria que vai qualificar serviços de micro e pequenas empresas (Foto: André Telles)

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ e o Sebrae assinaram nesta terça-feira, 2 de julho, um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas de todo o país. Denominado “Sebrae No Pódio”, o projeto tem como objetivo qualificar potenciais fornecedores do Rio 2016™ para atender as demandas do evento, contribuindo para fomentar de modo sustentável as cadeias produtivas nacionais.

Oportunidade única de crescimento para empresas de todos os portes, os Jogos Rio 2016™ demandam uma ampla gama de produtos e serviços das mais diversas áreas, criando oportunidades de negócios antes, durante e depois do evento. Para auxiliar as empresas brasileiras a se qualificarem e buscarem um novo patamar de competitividade, maximizando as possibilidades de contratações do Comitê no mercado, o Rio 2016™ estruturou uma série de ações, como a parceria com o Sebrae, a serem desenvolvidas ao longo dos próximos anos.

“Assumimos o compromisso de ajudar as empresas brasileiras nesta caminhada para atender ao alto padrão das demandas olímpicas e paralímpicas. A excelência técnica e a transparência, aliadas à preocupação com a sustentabilidade em todas as etapas do nosso projeto, são nossos princípios básicos no planejamento da contratação de bens e serviços. A parceria com o Sebrae será fundamental para garantir que estamos todos no mesmo caminho”, afirmou Sidney Levy, Diretor-Geral do Rio 2016™.

O trabalho com os fornecedores em parceria com o Sebrae ocorrerá em duas frentes distintas: no desenvolvimento de micro e pequenas empresas para fornecimento direto ao comitê e na qualificação das empresas para o encadeamento produtivo, ou seja, subcontratação ou participação da cadeia produtiva de grandes contratações do Rio 2016.

As categorias iniciais serão gráfica, lavanderia, uniformes e módulos habitacionais, entre outras que serão priorizadas de acordo com o cronograma de compras do Rio 2016™ e requerimentos de sustentabilidade.

“O acordo de cooperação técnica entre o Rio 2016™ e o Sebrae será um importante instrumento para alavancar as micro e pequenas empresas de todo o Brasil para atenderem critérios de alto padrão de sustentabilidade e participarem ativamente da cadeia de suprimentos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, afirma Fernando Cotrim, diretor de Suprimentos do Rio 2016™. “Acreditamos que os Jogos são uma excelente oportunidade para estimular mercados menos desenvolvidos no Brasil. Nesse sentido, através da parceria, pretendemos incentivar o empreendedorismo, que consideramos uma importante alavanca de crescimento para o país”.

“Por meio do ‘Sebrae No Pódio’, as micro e pequenas empresas de todo país terão a oportunidade de se tornarem potenciais fornecedoras de produtos e serviços para o Rio 2016™. O Sebrae vê nessa parceria o início de um legado que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos deixarão como incentivo à competitividade das MPE”, afirmou Francisco Marins, coordenador do projeto “Sebrae No Pódio”.

O orçamento do Comitê Organizador Rio 2016 prevê aproximadamente R$ 3 bilhões em compras até 2016, conforme descrito no dossiê de candidatura. A maior parte dos processos de concorrência - 95% dos gastos - acontecerá entre 2013 e 2015.

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016™.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ