Notícias

07/03/2014

Jogos Paralímpicos de Inverno Sochi 2014 são abertos na Rússia

Até o dia 16 de março, 547 atletas de 45 países participarão da 11ª edição da competição

Enviar para um amigo

Cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Sochi 2014 (Foto: Getty Images/ Dennis Grombkowski)

Um espetáculo emocionante marcou a cerimônia de abertura que deu início nesta sexta-feira (07) aos Jogos Paralímpicos de Inverno Sochi 2014, na Rússia. O Estádio Olímpico Fisht, o mesmo que inaugurou as competições Olímpicas, foi tomado por mais de 45 mil pessoas, que presenciaram um verdadeiro show de cores, música e coreografias. As apresentações mostraram um pouco da cultura local e, baseadas na história russa, evocaram o espírito de igualdade, entusiasmo, determinação e performance, pilares do Movimento Paralímpico. (Veja a galeria de fotos da cerimônia de abertura)

A cantora russa de ópera Maria Guleghina, uma das sopranos mais famosas do mundo e integrante da Diretoria do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), cantou Cossack Lullaby, baseada em um poema escrito por Mikhail Lermontov. A cantora Yulia Samoylova, que é cadeirante, e o premiado acordeonista Alexey Levchuk também se apresentaram.

Até o dia 16 de março, 547 atletas de 45 países competirão em cinco modalidades de esportes na neve e no gelo: biatlo, curling em cadeira de rodas, esqui alpino, esqui cross-country e hóquei sobre trenó. O site do IPC vai transmitir ao vivo as competições. (Assista em tempo real as disputas dos Jogos Paralímpicos).

Durante a cerimônia, o presidente do IPC, Sir Philip Craven, discursou: "Durante os próximos dias, todos vocês assistirão esporte de alta performance, que irá empolgá-los e inspirá-los. O esporte que vocês assistirão irá mudar vocês para sempre", afirmou. 

O Brasil estará representado pela primeira vez na história em uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno. Dois paulistas lutarão por uma medalha: Fernando Aranha, do esqui cross-country, e o snowboarder André Cintra, primeiro atleta Paralímpico brasileiro a garantir vaga na edição de inverno dos Jogos. Turquia e Cazaquistão também farão sua estreia no evento.

Sochi é a sede da 11ª edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno. A competição foi disputada pela primeira vez em 1976, na cidade de Örnsköldsvik, na Suécia. Na cerimônia de encerramento, a Rússia passará o bastão para a Coreia do Sul, que sediará a competição pela primeira vez em 2018. A 12ª edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno acontecerá na cidade de PyeongChang.

Enquanto isso, os preparativos para a próxima edição dos Jogos de Verão seguem em ritmo acelerado. Os primeiros Jogos Paralímpicos da América do Sul acontecem do dia 07 a 18 de setembro de 2016 no Rio de Janeiro.

 

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ