Notícias

31/01/2014

Hangout Rio 2016 destaca transparência, números dos Jogos e benefícios para a cidade

Bate-papo contou com a participação do diretor-geral de Operações do Rio 2016, Leonardo Gryner, do jornalista João Varella e do blogueiro carioca Quintino Gomes

Enviar para um amigo

Leonardo Gryner falou sobre transparência na organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (Foto: Rio 2016)

Os debates sobre os números dos Jogos e os benefícios do evento para a cidade foram os pontos altos do Hangout Rio 2016 de janeiro, transmitido ao vivo na noite desta quinta-feira (30) pelo nosso canal no You Tube. O bate-papo - protagonizado pelo diretor-geral de Operações do Rio 2016, Leonardo Gryner, o jornalista João Varella e o blogueiro Quintino Gomes - teve como mote o lançamento da área de Transparência do nosso site, onde estão detalhados os números do orçamento do Comitê para os Jogos e toda a estrutura necessária para a realização do evento. 

Confira abaixo o que rolou:

Joao Varella (moderador): “O tema desse primeiro hangout do ano talvez seja o mais importante de todos: transparência. Afinal, como podemos acompanhar os investimentos que estão sendo feitos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016? ”

Quintino Gomes: “Acho que o Rio melhorou após os Jogos Pan-americanos. O carioca estava em uma fase de pessimismo e, à partir da realização do 'Pan', vimos que a cidade poderia receber grandes eventos. O Diário do Rio [blog do Quintino] nasceu nessa época, portanto eu acompanhei uma série de críticas que diziam que a cidade não iria aguantar, que teria uma onda de criminalidade, e muitas outras. O que a gente viu, na verdade, foi o contrário. Acho que o grande legado que o Pan-americano nos deixou foram os próprios Jogos Olímpicos. Tenho pra mim que se não fosse o sucesso do 'Pan', não teríamos os Jogos aqui”.

Leonardo Gryner: “Temos feito, desde junho do ano passado,  várias pesquisas para, de alguma forma, ter um termômetro para entender a expectativa da população para os Jogos. O que a gente percebe é o seguinte: a grande maioria quer e apoia a realização dos grandes eventos no Brasil, mas também quer ter acesso a mais informação e transparência. Essa é uma das coisas que nos motivou a lançar o nosso portal. A maior parte das informações desta seção já estava no site de forma distribuída. O que fizemos foi facilitar o acesso das pessoas a estas informações. Acredito que a sociedade brasileira, no seu processo natural de maturidade, está cada vez mais desafiadora, as pessoas querem entender melhor como funciona e não vão mais simplesmente aceitar que alguém lhes diga “olha, isso aqui é bom para você”. Elas querem saber por que é bom e querem ver que o que estamos fazendo é sério. Queremos mostrar que estamos organizando os Jogos de forma séria e pensando na população”.

Assista ao bate-papo na íntegra:

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016™.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ