Notícias

10/07/2014

Estruturas do Parque Olímpico da Barra, principal centro de competições dos Jogos Rio 2016, começam a ser erguidas

Após fases de terraplanagem e montagem de estruturas subterrâneas, instalações começam a tomar forma

Enviar para um amigo

Obras no Centro Internacional de Transmissão (IBC), uma das instalações do Parque Olímpico da Barra (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

Principal centro de competições dos Jogos Rio 2016, o Parque Olímpico da Barra começa a tomar forma. Após as obras de terraplanagem, a construção das fundações e a instalação da infraestrutura subterrânea - como redes de água, gás, esgoto, elétrica e drenagem -, as primeiras estruturas externas começam a aparecer (veja fotos).

“As obras do Parque Olímpico estão ganhando velocidade. Todas as obras de fundação das instalações já foram iniciadas e os construtores estão comprometidos com os cronogramas de linha de base. As obras ficarão mais visíveis a partir da montagem das estruturas metálicas das lajes e da cobertura, como é o caso do IBC, que já estão sendo executadas, e dos halls 1, 2 e 3, que serão iniciadas em agosto”, explica Alexandre Techima, diretor de Integração de Infraestrutura do Comitê Rio 2016.

perspectiva parque olímpico da barra

Com nove instalações de competição, Parque Olímpico da Barra receberá competições de mais de 20 esportes nos Jogos Rio 2016 (Foto: Empresa Olímpica Municipal)

 

Nos três halls Olímpicos, que juntos vão formar o Centro Olímpico de Treinamento (COT) após os Jogos, as obras estão em fase final de fundação e montagem de pilares, com as paredes e primeiras lajes do terceiro pavilhão já em construção.

No Centro Olímpico de Tênis, no Velódromo Olímpico do Rio, no Hall Olímpico 4 e no Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos, as obras caminham para a finalização da etapa de fundação, enquanto começa a instalação das estacas metálicas e dos primeiros pilares.

Já no Centro Internacional de Transmissão (IBC), com as obras de fundação, cravação de estacas e execução de blocos em fase final, a construção avança com a concretagem da laje do primeiro pavimento e a estrutura metálica do segundo andar. No Centro Principal de Mídia (MPC), as obras de contenção já foram finalizadas e o serviço de fundações está no estágio final.

As obras do Parque Olímpico da Barra estão previstas para serem entregues entre o segundo trimestre de 2015 e o primeiro de 2016. 

 
Confira abaixo a evolução das obras do Parque Olímpico da Barra em fotos:

 

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ