Notícias

28/01/2014

Especial tênis de mesa: da origem britânica à soberania chinesa

Série de reportagens apresenta curiosidades sobre o esporte e um panorama da modalidade na atualidade

Enviar para um amigo

Cortadas no tênis de mesa podem passar dos 200 km/h (Foto: Matthew Loyd/Getty Images)

Que esporte começou a ser praticado na alta sociedade britânica, entrou para os Jogos Paralímpicos antes dos Jogos Olímpicos e agora é dominado por jogadores asiáticos? Se você pensou no tênis de mesa, acertou. O esporte é tema da série de reportagens especiais do site rio2016.com neste mês.

Em 2016, o Pavilhão 3 do Riocentro, na Barra da Tijuca, será invadido por cerca de 10 mil bolinhas brancas que viajam a mais de 200 km/h. Palco das disputas do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a instalação promete um verdadeiro espetáculo de efeito e velocidade para os fãs do esporte. Para você não perder nenhum lance, que tal saber um pouco mais sobre a modalidade? 

O esporte teve origem no século XIX, na Inglaterra, como um jogo para as famílias de classe alta. Na época, os equipamentos eram improvisados: livros empilhados formavam a rede, a bola poderia ser a parte arredondada de uma rolha, e tampas de caixas de charutos serviam como raquetes. Muito popular na Ásia, o esporte estreou primeiro nos Jogos Paralímpicos, em 1960, em Roma. Quase 30 anos depois, passou a fazer parte dos nos Jogos Olímpicos, em Seul1988.
 
Neste especial, você saberá mais sobre o domínio da China na modalidade, terá detalhes do novo desafio da lenda brasileira Hugo Hoyama e conhecerá a incrível história da polonesa Natalia Partyka.
 
Confira a programação:

Terça-feira (28/01) China, a superpotência mundial do tênis de mesa

Quarta-feira (29/01) Hugo Hoyama, ícone do esporte nacional, encara novo desafio rumo ao Rio 2016

Quinta-feira (30/01) – A incrível história de Natalia Partyka, lenda do esporte Paralímpico

Quer saber mais sobre outros esportes? Veja os que já foram tema do nosso especial em edições anteriores: atletismo, badminton, basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, boxe, ciclismo, esgrima, futebol, goalball, golfe, handebol, judô, luta olímpica, paracanoagem, pentatlomoderno, remo, rugby, taekwondo, tênis, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, voleibole vôlei de praia. Disciplina dos desportos aquáticos, a natação também já foi tema de uma série de artigos.

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016™.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ