Notícias

17/12/2013

Especial remo: mais de um século de tradição nas águas do Rio 2016

Conheça o cenário internacional do esporte, a rivalidade entre os clubes do Rio e a expectativa para os Jogos Paralímpicos

Enviar para um amigo

Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, cenário perfeito para a prática do esporte (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

Esporte com tradição secular nos Jogos Olímpicos e uma história recente no universo Paralímpico, o remo é tema da série de reportagens especiais do site rio2016.com do mês de dezembro. O esporte, que terá como palco nos Jogos Rio 2016 a Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos mais belos cartões postais da cidade, promete um grande espetáculo em águas cariocas.

Meio de transporte desde a antiguidade no Egito, Grécia e Itália, o remo só começou a aparecer como esporte no final do Século XVII e início do XVIII, na Inglaterra. A primeira disputa oficial foi a famosa corrida entre as universidades de Oxford e Cambridge, em 1829, realizada até hoje no Rio Tâmisa. A estreia do esporte nos Jogos Olímpicos aconteceu na edição de Paris, em 1900, apenas para homens. As mulheres começaram a competir nos Jogos de 1976, em Montreal, no Canadá. E, agora, o Rio de Janeiro se prepara para protagonizar mais um capítulo desta história.

Nesta série especial, você vai saber mais sobre a história do remo, conhecerá os grandes nomes do esporte no cenário internacional, com destaque para as últimas competições, entenderá como as regatas no século XIX deram origem à rivalidade entre os grandes clubes cariocas e ficará por dentro da expectativa para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Confira a programação:

Terça-feira (17/12) - Das regatas no século XIX à rivalidade entre os clubes cariocas

Quarta-feira (18/12) - Um panorama internacional do esporte

Quinta-feira (19/12)Remo paralímpico brasileiro aposta nas águas cariocas para despontar no Rio 2016

Quer saber mais sobre outros esportes? Veja os que já foram tema do nosso especial em edições anteriores: atletismo, badminton, basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, boxe, ciclismo, esgrima, futebol, goalball, golfe, handebol, judô, luta olímpica, paracanoagem, pentatlo moderno, rugby, taekwondo, tênis, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, voleibol e vôlei de praia. Disciplina dos desportos aquáticos, a natação também já foi tema de uma série de artigos.

 

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ