Notícias

29/04/2014

Especial canoagem: esporte viverá momentos históricos nos Jogos Rio 2016

Disputas no cenário paradisíaco da Lagoa Rodrigo de Freitas e estreia da paracanoagem colocam esporte em destaque nos primeiros Jogos da América do Sul

Enviar para um amigo

Remadas fortes e coordenadas: o esforço necessário para um bom desempenho na canoagem velocidade (Foto: Getty Images/Clive Rose)

Seja nas águas tranquilas da Lagoa Rodrigo de Freitas ou na pista radical do Estádio Olímpico de Deodoro, a canoagem promete lindas imagens e fortes emoções nos Jogos Rio 2016. Com duas disciplinas Olímpicas, velocidade e slalom, e provas que exigem força, concentração e coordenação, o esporte viverá momentos históricos daqui a dois anos, com a estreia da paracanoagem no programa Paralímpico.

A canoagem velocidade, disciplina mais tradicional do esporte, teve suas primeiras competições na metade do século XIX e faz parte oficialmente dos Jogos Olímpicos desde Berlim 1936. Já a canoagem slalom, inspirada nas provas de esqui, surgiu na Suíça em 1932, mas só entrou para os Jogos 40 anos depois, em Munique. E, agora, o clima de estreia será vivido pela paracanoagem, um dos dois esportes debutantes no programa Paralímpico, que ganhou força no fim da década passada.

Nesta série de reportagens especiais, você vai entender o domínio da Alemanha no cenário internacional da canoagem e acompanhar a busca do Brasil por sua primeira medalha Olímpica na canoagem. Vai conhecer ainda a estratégia dos gêmeos eslovacos Peter e Pavol Hochschorner para voltar ao topo do pódio Olímpico no slalom e acompanhar a preparação dos brasileiros para brilhar na estreia da paracanoagem nos Jogos Paralímpicos.

Confira a programação:

Terça-feira (29/04) –  Alemanha, berço Olímpico da canoagem, lidera quadro de medalhas

Quarta-feira (30/04)Gêmeos eslovacos tentam voltar ao topo do pódio na canoagem slalom

Quinta-feira (01/05) Com Isaquias Queiroz à frente, Brasil busca sua primeira medalha Olímpica na canoagem

Sexta-feira (02/05)Atletas apostam no crescimento da paracanoagem após estreia nos Jogos Rio 2016

Quer saber mais sobre outros esportes? Veja os que já foram tema do nosso especial em edições anteriores: atletismo, badminton, basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, boxe, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, goalball, golfe, handebol, hóquei sobre grama, judô, luta olímpica, paracanoagem, pentatlomoderno, remo, rugby, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, voleibole vôlei de praia. Disciplina dos desportos aquáticos, a natação também já foi tema de uma série de artigos.

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ