Notícias

23/11/2013

Equipe de futebol de 5 do Brasil recebe o prêmio Paralympic Sport Awards

Premiação reconhece as melhores performances durante os Jogos Londres 2012

Enviar para um amigo

Agitos, símbolo dos Jogos Paralímpicos, durante os Jogos de Londres (Foto: Getty Images)

Grandes ícones do esporte Paralímpico, que brilharam nos Jogos Londres 2012, foram homenageados neste sábado durante a 5ª edição do prêmio Paralympic Sport Awards, em Atenas. O time brasileiro de futebol de 5 ganhou o título de melhor equipe por sua performance. A tenista Esther Vergeer, o velocista David Weir, o ciclista Alex Zanardi, a velocista Marlou van Rhijn e a oficial do rugby Sylvia Sekowska também estão na lista de vencedores.

O Paralympic Sport Awards, promovido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês, acontece a cada dois anos, desde 2005, e reconhece sempre as melhores performances da última edição dos Jogos Paralímpicos de Verão ou de Inverno. Os ganhadores foram escolhidos dentre uma competitiva lista de finalistas, que incluía os atletas brasileiros Terezinha Guilhermina e Daniel Dias.

Confira abaixo os vencedores:

Melhor Atleta Feminino: Esther Vergeer

Considerada uma lenda do esporte Paralímpico, Esther encerrou a carreira no tênis em cadeira de rodas durante os Jogos de Londres 2012 com ouro nas disputas de simples e duplas. No total, são 10 anos de invencibilidade, oito títulos paralímpicos e a soma impressionante de 470 vitórias consecutivas. Em outubro deste ano, Esther visitou a sede do Rio 2016 e concedeu essa entrevista exclusiva

Foto: Rio 2016/Alex Ferro

“É um reconhecimento enorme por todas as minhas conquistas. Em Londres, joguei minha última partida do tênis em cadeira de rodas. Londres foi um dos maiores destaques da minha carreira no esporte”, contou a holandesa.

Melhor Atleta Masculino: David Weir

O britânico aproveitou os Jogos em casa para se consagrar imbatível na classe T54 do atletismo Paralímpico, conquistando quatro ouros nos 800m, 1,500m, 5,000m e na maratona.

Foto: Getty Images/Bryn Lennon

“É maravilhoso ser reconhecido pelo que fiz em Londres. Foi uma conquista incrível, e o IPC pôde ver o quão é difícil competir nos eventos da classe T54 e ainda sair com quatro medalhas de ouro. Eu realizei um sonho por conseguir essas medalhas em casa”, disse.

Melhor Atleta Estreante (feminino): Marlou van Rhijn

A holandesa Marlou van Rhijn marcou o seu nome na lista de estrelas de Londres 2012 ao conseguir a prata nos 100m e o ouro dos 200m da classe T44. Além disso, Marlou bateu recorde mundial nos 100m e 200m para a classe T43. Tudo isso na sua primeira aparição nos Jogos.

Foto:GettyImages/Julian Finney

“Estou muito animada por esse prêmio, porque é um reconhecimento muito valioso pelas minhas conquistas em Londres”, comemorou a velocista.

Melhor Atleta Estreante (masculino): Alessandro Zanardi

O ex-piloto de Fórmula 1 e bicampeão da F-Indy foi uma das maiores surpresas de Londres 2012, quando estreou nos Jogos Paralímpicos aos 45 anos e conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata no paraciclismo de estrada. 

Foto: GettyImages/Clive Rose

“O prêmio é maravilhoso. Eu adorei o meu tempo em Londres, e levar para casa três medalhas não era algo que eu esperava”, contou o italiano.

Melhor Equipe: Seleção brasileira de Futebol de 5

Não somente os jogadores da seleção brasileira de futebol de 5 conquistaram o tricampeonato nos Jogos Londres 2012, como eles conseguiram o feito sem levar um gol sequer. 

Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

“A indicação para esse prêmio já é um grande reconhecimento de tudo o que a seleção brasileira de futebol de cinco tem feito desde 2004, quando ganhamos nossa primeira medalha de ouro. É ótimo ter esse reconhecimento pelas nossas vitórias”, disse Fabio Vasconcelos, goleiro em Londres e o atual técnico da equipe.

Melhor Oficial: Sylvia Sekowska

Além de supervisionar a arbitragem em partidas de rugby em cadeira de rodas em Londres 2012, antes dos Jogos, Sylvia desenvolveu um amplo projeto de capacitação de âmbito nacional, que permitiu a seleção de diversos árbitros do país-sede para atuar nas competições. 

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016™.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ