Notícias

27/03/2013

Comitê Rio 2016™ organiza primeira reunião com os Amigos Paralímpicos

Integrantes do Comitê vivenciam uma manhã como se fossem deficientes visuais e ouvem uma palestra do jornalista e ex-atleta Marcos Lima

Enviar para um amigo

Nélio Gaspar e Fernanda Camerini caminham vendados pelo piso tátil do prédio do Comitê Rio 2016™ (Foto: Alex Ferro/Rio 2016™)

Uma iniciativa da área de Integração Paralímpica promete mudar atitudes dentro do Comitê Organizador Rio 2016™. Com o objetivo de engajar os funcionários neste universo, foi lançado o programa Amigos Paralímpicos que reúne um colaborador de cada área funcional que será responsável por representar o projeto paralímpico dentro dos seus departamentos. Nesta quarta-feira, dia 27, foi realizada a primeira reunião do programa, com a presença do jornalista e ex-atleta cego Marcos Lima.

A ideia partiu da Gerente de Integração Paralímpica, Mariana Mello, ex-judoca profissional, ex-técnica da seleção brasileira de judô feminino paralímpico e Mestre em Ciência da Motricidade Humana.

“O objetivo do programa é saber das iniciativas de cada área focadas no projeto paralímpico, aprofundar o conhecimento sobre os requerimentos paralímpicos, garantir o cumprimento das metas e a incorporação destes requerimentos no planejamento dos Jogos. O Amigo Paralímpico atua como um multiplicador, um facilitador dentro e fora de sua área funcional”, explicou Mariana.

Nessa primeira reunião, os Amigos Paralímpicos inscritos no programa vivenciaram a experiência de ser um deficiente visual. Vendados, tomaram café da manhã e foram até a sua área de trabalho seguindo o piso tátil. Depois, ouviram frases de incentivo do Diretor Geral (CEO) do Comitê Rio 2016™, Sidney Levy, e uma palestra de Marcos Lima, que contou como é o dia a dia de um deficiente visual.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcos foi jogador de futebol de 5 (para deficientes visuais) por 16 anos e hoje é vice-presidente da ONG Urece Esporte e Cultura e autor do blog Histórias de Cego, onde conta de um forma divertida como é a vida de um cego. Suas primeiras palavras para o Comitê Organizador já arrancaram gargalhadas da plateia. “Nunca falei depois de um CEO. Achei que todo mundo ia embora, estou até me sentindo importante ”, brincou.

Marcos nasceu com glaucoma congênito e com cerca de cinco anos ficou totalmente cego. Foi alfabetizado em braile no Instituto Benjamin Constant e estudou a partir do segundo grau em um colégio onde era o único deficiente visual da turma. Além da história da sua vida e dos momentos difíceis e engraçados que passou, Marcos falou sobre a importância do esporte para todas as pessoas, especialmente para ele.

“Não disputei os Jogos Paralímpicos porque não era bom o suficiente, mas sempre sonhei em ver uma competição desse nível no Brasil. Um sonho que parecia distante e que agora será realizado daqui a pouco mais de três anos. Só nos enche de orgulho. O esporte me ensinou muito, abriu muitas portas, me deu mais mobilidade, me apresentou para a sociedade, me fez conhecer muitos países”, lembrou Marcos que, entre outras conquistas, se tornou em 2008 o primeiro cego brasileiro a esquiar na neve.

Amigo Paralímpico do Departamento Comercial, o mineiro Mário Azevedo participou da ação e resumiu o que foi esse primeiro encontro. “O objetivo fundamental é a difusão do movimento paralímpico. Costumo dizer que é nos Jogos Olímpicos onde os heróis são feitos e é nos Jogos Paralímpicos onde os heróis vão, o que é bem diferente. Fundamental também é a construção da palavra confiança. Temos que passar essa confiança ao deficiente, aos nossos colegas de trabalho e à sociedade brasileira. É um efeito cascata”, afirmou.

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016™ acontecerão de 7 a 18 de setembro, menos de três semanas após o fim dos Jogos Olímpicos, que começam dia 5 de agosto.

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ