Notícias

07/02/2014

Cerimônia de Abertura marca início dos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014

Cidade russa receberá mais de 2.500 atletas de 80 países durante as competições, que vão até 23 de fevereiro

Enviar para um amigo

Fogos de artifício iluminam o céu do Estádio Olímpico Fisht, palco da cerimônia de abertura (Foto: Getty Images/Scott Halleran)

Estão abertos os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014. Com um show de cores, performances e projeções, o Estádio Olímpico Fisht, no balneário russo, foi palco nesta sexta-feira (07) da Cerimônia de Abertura, que deu início oficial à 22ª edição do evento. O espetáculo trouxe diversos elementos da história e da cultura russa – como o Balé Bolshoi - e culminou com o acendimento da pira Olímpica.  (Veja imagens da cerimônia de abertura)

Nos próximos 16 dias, mais de 2.500 atletas de cerca de 80 países participarão da última competição Olímpica antes dos Jogos Rio 2016 - as disputas Paralímpicas acontecem de 07 a 16 de março. Para o Comitê, uma oportunidade de adquirir experiência e usar o aprendizado na realização de Jogos inesquecíveis daqui a dois anos.

Estruturas infláveis representam a Catedral de São Basílio (Foto: Getty Images/Paul Gilham)
 
Com cerca de 350 mil habitantes, Sochi é a primeira cidade russa a receber os Jogos Olímpicos de Inverno. Nesta edição, serão disputadas 15 modalidades esportivas, divididas em duas regiões de competição: a costa e a montanha. Na costa, seis instalações recebem as cerimônias de abertura e encerramento, além das provas disputadas em locais fechados: hóquei no gelo, curling, patinação artística, patinação de velocidade e patinação de velocidade em pista curta. Nas montanhas do Cáucaso, acontecem as competições de biatlo, esqui cross-country, esqui estilo livre, snowboard, esqui alpino, bobsled, luge, skeleton, salto sobre esquis e combinado nórdico.

 

O esporte brasileiro terá participação recorde no evento. Ao todo, 13 atletas lutarão pela primeira medalha do país na história dos Jogos Olímpicos de Inverno: a porta-bandeira na cerimônia de abertura Jaqueline Mourão (esqui cross-country e biatlo), Isabel Clark (snowboard), Leandro Ribela (esqui cross-country), Jhonatan Longhi (esqui alpino), Maya Harrisson (esqui alpino), Josi Santos (esqui estilo livre), Isadora Williams (patinação artística) e Edson Bindilatti, Edson Martins, Fabiana dos Santos, Fábio Gonçalves, Odirlei Pessoni e Sally Mayara (bobsled).

Jaqueline Mourão carrega a bandeira do Brasil durante a Cerimônia de Abertura  (Foto: Quinn Rooney/Getty Images)

 

Situada na região de Krasnodar Kai, Sochi é banhada pelo Mar Negro e fica próxima da fronteira sul do país. Uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2018, a cidade tem temperatura média de 8,3 graus Celsius no período dos Jogos, o que pode fazer dela a sede Olímpica de inverno com clima mais quente da história.

Um dos destaques desta edição do evento foi o revezamento da tocha. Durante a cerimônia, que durou 123 dias, a tocha percorreu mais de 65 mil quilômetros, pelas mãos de 14 mil carregadores, visitando quase três mil cidades. Os pontos altos do tour foram o Polo Norte, onde a tocha chegou a bordo do navio quebra-gelo “50 anos de Vitória”, e a ida ao espaço, na área externa da Estação Espacial Internacional.

"Para entender a grandeza desta realização, temos que lembrar como as coisas estavam sete anos atrás, quando o Comitê Olímpico Internacional (COI) escolheu Sochi. A Rússia usou a candidatura como um catalizador para o desenvolvimento do esporte, da cidade e de toda a região. Agora podemos ver o resultado, que se modernizou e passou a ser um destino internacional para turismo, eventos e esportes", disse em discurso o presidente do COI, Thomas Bach, na abertura da sessão da entidade. 

Os Jogos Olímpicos de Inverno foram disputado pela primeira vez em 1924, na cidade francesa de Chamonix, ainda sob o nome de “Semana Internacional de Desportos de Inverno”. Tradicionalmente, eram disputados no mesmo ano em que os Jogos Olímpicos de verão, até 1986, quando foram separados, acontecendo dois anos antes do evento de verão.

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016™.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ