Notícias

08/04/2013

Arena Fonte Nova, um dos estádios de futebol do Rio 2016™, é inaugurada oficialmente

Presidente Dilma e Ministro do Esporte prestigiaram o evento na sexta-feira

Enviar para um amigo

Único manancial natural da cidade de Salvador, o Dique do Tororó é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e fica em frente à entrada do estádio (Foto: Alessandra Lori)

Reformado para a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014, a Arena Fonte Nova foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira, dia 5, em evento que contou com a presença da presidente da República Dilma Roussef; do ministro do Esporte, Aldo Rebelo; do governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner; e do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto.

Dos cinco locais de competição do futebol no Rio 2016 ™, a Fonte Nova é o segundo a ser reinaugurado - o Estádio do Mineirão, na cidade de Belo Horizonte, reabriu em dezembro do ano passado. O Estádio Nacional, em Brasília, e o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (que também será o local das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), deverão ser concluídos este mês. Os quatro também serão palco da Copa das Confederações, que acontecerá este ano. São Paulo será a quinta cidade a sediar o torneio olímpico de futebol.

Mais modernidade, mesma identidade

A Fonte Nova ficou fechada durante dois anos e meio e, com o investimento de R$ 591,7 milhões, se tornou mais moderna e multiuso. Após a reforma, o estádio passou a contar com 50 mil assentos, mas, durante a realização dos megaeventos esportivos, o espaço pode ganhar até 5 mil temporários extras.

O novo ambiente será dividido em três níveis de arquibancadas com assentos cobertos, 90 camarotes, 2500 assentos VIPs, restaurante panorâmico, com vista para o estádio e para o Dique do Tororó e cerca de duas mil vagas de estacionamento. Além disso, a nova estrutura também vai contar com sala de imprensa, quiosques, elevadores, sanitários, museu e lojas que funcionarão independentemente dos Jogos.

Apesar da reforma, o equipamento conservou sua identidade. No seu novo projeto, foi preservado o modelo ferradura e a abertura para o Dique do Tororó. O gramado da Nova Arena é de qualidade e padrão internacional, tem drenagem a vácuo e totaliza uma área de 9 mil m². O campo de 105m x 68m tem uma distância de 10m nas laterais e 12,30m nas linhas de fundo, em relação às arquibancadas.
 

Enviar para um amigo

Filtrar em Notícias

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias do Rio 2016.

+
Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ