Transporte

Uma cidade mais conectada

Enviar para um amigo

A cidade do Rio de Janeiro é coberta por uma ampla rede de transporte rodoviário, ferroviário e portuário.

O metrô da cidade do Rio possui 2 linhas: a linha 1 liga o bairro da Tijuca  a Ipanema, possui 19 estações e faz integração com a Barra, Gávea e Botafogo. Já a a linha dois vai do bairro da Pavuna até Cidade Nova, no centro do Rio, possui 16 estações e integração para Barra e Jacarepaguá.

O projeto do metrô prevê a ampliação da linha 1, que acrescentará mais 6 estações no trajeto entre Ipanema e Barra da Tijuca e facilitará ainda mais o deslocamento dentro da cidade. Com 14 quilômetros de extensão, a ampliação do metrô do Rio poderá transportar mais 230 mil passageiros por dia e está prevista para ser concluída em dezembro de 2015.

Inúmeras linhas de ônibus atendem a região metropolitana, ligando os principais centros às regiões periféricas da cidade.

Em 2011, a criação de corredores exclusivos para ônibus com paradas diferenciadas, os BRSs, deram mais fluidez ao trânsito dos bairros de Copacabanca, Leblon, Ipanema e centro da cidade.

Em junho de 2012, estreou o primeiro BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) dos quatros projetos que foram catalisados pela realização dos Jogos. A Transoeste, que liga os bairros de Santa Cruz e Barra da Tijuca, possui 32km de extensão e reduziu em 50% o tempo de viagem entre os dois bairros.

Há outros três BRTs a serem inaugurados até 2016: a Transcarioca, que ligará o bairro da Barra da Tijuca, coração dos Jogos, ao aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim; a Transolímpica, que conecta duas importantes regiões dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™: Barra da Tijuca e Deodoro; e a Transbrasil, via que dará acesso da Avenida Brasil, uma das principais vias de entrada e saída da cidade, às regiões de competição.

Para mais informações sobre as linhas de transporte público, basta clicar nos links abaixo:

Metrô: www.metrorio.com.br

Ônibus: www.vadeonibus.com.br

Trens: www.supervia.com.br

Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ