Gastronomia

Sabores do Rio

Enviar para um amigo

• Feijoada

Os ingredientes básicos da feijoada brasileira são feijão preto, uma variedade de carnes salgadas como bacon, costela defumada, pelo menos dois tipos de linguiça, lombo e língua.

O cozido é preparado no fogo baixo e em uma grossa panela de barro. O prato final tradicional é um caldo escuro que cobre o feijão e as carnes, mas muitos restaurantes servem o caldo com o feijão e as carnes separadamente, para que você possa escolher apenas as que você gosta. Às sextas-feiras, quase todos os restaurantes do centro da cidade servem feijoada no almoço.

Acompanhamentos
A feijoada é tradicionalmente servida com arroz, couve, farofa e laranja descascada e cortada em fatia. O gosto fica ainda mais apurado se você saboreá-la com uma boa cachaça, caipirinha ou cerveja.

• Brigadeiro

Brigadeiro é um doce feito misturando leite condensado, manteiga e chocolate em pó. Essa combinação é uma paixão nacional e é normalmente servida em festas de aniversário, mas também pode ser encontrada em outros tipos de festa.

É possível encontrar brigadeiro na maioria dos restaurantes, mas se não teve a chance de experimentá-lo, você mesmo pode fazê-lo em casa: esquente a mistura em uma panela no fogão ou no micro-ondas até obter uma textura espessa e macia. Pode ser comido com uma colher ou enrolado em bolinhas, coberto com chocolate granulado. Vale a pena experimentar!

• Biscoito de polvilho com mate gelado

O biscoito de polvilho é feito do amido da mandioca e possui um sabor muito leve. É uma ótima companhia para a sua praia, e fica ainda mais gostoso se você acompanha-lo com um chá mate gelado. É fácil experimentá-los, já que vendedores ambulantes andam a praia inteira vendendo-os bem alto.

• Caipirinha

Caipirinha é o drinque alcoólico mais comum no Brasil, feito tradicionalmente com cachaça (destilado da cana de açúcar), açúcar, limão e gelo. Mas, na maioria dos lugares, caipirinha se refere à mistura de cachaça com qualquer fruta.

Caipirinha é normalmente apreciada em restaurantes, bares e casas espalhadas pelo País. Você também poderá encontrar variações da caipirinha que incluem caipivodka, em que a vodka substitui a cachaça; caipiríssima, feita com rum no lugar da cachaça; e saikerinha ou capisakê, uma versão feita com saquê.

Notícias

RSS de notícias

Fique sabendo imediatamente quando uma nova informação é publicada.

+ASSINE JÁ