Faltam #500dias para os #JogosParalímpicos Rio 2016! E nos Jogos Paralímpicos acontecem tantas coisas legais que decidimos contar 10 razões para você não perder isso por nada!

1 – Origem de superação: os esportes Paralímpicos nasceram de um trabalho do médico alemão Ludwig Guttmann, que os usava para a reabilitação de soldados feridos na 2º Guerra Mundial

Desfile de soldados cadeirantes
(Via:Getty Images)

2 – Junto e misturado: em #Atenas2004 os Jogos Olímpicos e Paralímpicos começaram a ser organizados por um único comitê. (E a gente AMA fazer os dois <3)

Logo dos Jogos Paralímpicos de Atenas


(Via: IPC)

3 – Agitos : aliás, foi em #Atenas2004 que a atual bandeira Paralímpica fez sua estreia com os Agitos, que representam o lema “Eu me movo” e simboliza a união dos povos.


(Via:Getty Images - Quinn Roonney)

4- Rumo ao Rio: os Jogos Paralímpicos #Rio2016 vão ser os primeiros da América Latina. Vão ser 23 modalidades com duas estreias: paracanoagem e paratriatlo.

Fernando Fernandes - atleta da paracanoagem
(Via: Comitê Paralímpico Brasileiro)

5 – Tom, o mascote: Quem vier nos Jogos Paralímpicos  #Rio2016, pode dar um mega abraço no Tom, nosso mascote maravilhoso e sua cabeleira incrível <3

Foto do Tom
(Via: Rio 2016)

6 – Igualdade: os atletas Paralímpicos são divididos por classes de acordo com seu tipo de deficiência. Assim, todo mundo compete de forma igual, equilibrada e emocionante.

Atletas cadeirantes competindo
(Via: Getty Images / China Photo)

7 – Exclusividade: falando em esportes, a bocha e o goalball só acontecem nos Jogos Paralímpicos. O goalball foi criado exclusivamente para pessoas com deficiência visual.

Jogadores de goalball
(Via: Getty Images / China Photo)

8 – “Eu quero é DIBRAR!”: Para quem curte futebol, os Jogos Paralímpicos tem o futebol de cinco – feitos para pessoas com deficiência visual - e o futebol de 7 – disputado por pessoas com paralisia cerebral - e os atletas MANDAM...MUITO...BEM!

Drible no futebol de 5
(Via: Getty Images / Milos Bicansky)

9 – Brasil-sil-sil: o Brasil é uma potência Paralímpica: alcançou sua melhor marca em #Londres2012, ficando em 7º lugar \o/

Daniel Dias recebendo medalha
(Via: Getty Images / Henry Engels)

10 – Sim, vai te surpreender: os Jogos Paralímpicos podem te surpreender, como a final de 200 metros em #Londres2012, quando o atleta Alan Fonteles surpreendeu o mundo levando o ouro. Dá uma olhada:

 

BÔNUS – Atenção, classe: O nome paralímpico vem do grego pará, que significa “junto à” em referência à eles acontecerem em paralelo aos Jogos Olímpicos. Por isso, a grafia correta é PARAlímpico e não paraolímpico!

 

Os Jogos Paralímpicos acontecem de 7 a 18 de setembro. Nos vemos lá ;)