No começo do próximo mês, o Rio de Janeiro sentirá pela primeira vez, de maneira intensa, o clima do universo Olímpico tomar conta da cidade. De 2 a 9 de agosto, os melhores atletas do mundo na vela estarão na cidade participando do primeiro evento-teste dos Jogos Rio 2016, a Aquece Rio Regata Internacional de Vela, na Marina da Glória.

Teremos nas água da Baía de Guanabara 320 velejadores, representando 34 países. Nossas águas serão tomadas por 250 barcos de competição e 130 embarcações dos técnicos, que oferecem aos atletas todo o suporte durante as disputas.

Uma das prioridades do evento é avaliar as condições técnicas das cinco raias de competição escolhidas pela Federação Internacional de Vela (ISAF) e pelo Comitê Rio 2016 para o evento. Depois do segundo evento-teste, em 2015, as raias que serão utilizadas nos Jogos Olímpicos serão determinadas.

São duas raias fora da baía, em Copacabana e Niterói, próximo à praia de Piratininga, e três em seu interior, uma na área da Ponte Rio- Niterói, outra próxima à Escola Naval e a terceira perto do Pão de Açúcar, que foi a raia escolhida para receber as regatas da medalha, disputadas pelos dez barcos com melhor desempenho na fase de classificação em cada uma das dez classes Olímpicas.

A competição também será um grande teste para o trabalho da equipe de gerenciamento de regata, formada por árbitros brasileiros, que deverá aplicar corretamente o manual da ISAF. Um grupo de árbitros internacionais estará no Rio de Janeiro trabalhando em conjunto e avaliando o trabalho desta equipe.

Nos encontramos na Marina da Glória, pessoal!

Bons Ventos!