A cada dia que passa, os Jogos Rio 2016 estão mais presentes no dia a dia do carioca e de todos os brasileiros. Daqui a pouco mais de um ano, a cidade viverá 29 dias de muita emoção, com a realização de 65 campeonatos mundiais, a presença de grandes astros do esporte, uma audiência de quase 5 bilhões de pessoas e uma operação logística que o Rio de Janeiro nunca viu.

E o que a população brasileira está achando disso tudo? O Comitê Rio 2016 decidiu ir às ruas para perguntar. Resultado: a pesquisa realizada pela Nielsen mostrou que três em cada quatro brasileiros (76%) sabem que a próxima edição será aqui, que 65% dos entrevistados são favoráveis à realização dos Jogos no Rio, e que mais de 12 milhões de brasileiros gostariam de estar na cidade para vivenciar o evento!

Ou seja, o povo brasileiro está entrando de cabeça no clima dos Jogos. E o que a maioria das pessoas não sabe é que esse engajamento é resultado de uma série de iniciativas desenvolvidas pelo Comitê, já que os Jogos vão muito além do esporte e também buscam promover valores como respeito, amizade e excelência (valores Olímpicos) e coragem, determinação, inspiração e igualdade (valores Paralímpicos).

Algumas destas ações já estão em andamento. Outras, estão prestes a começar. Dá uma conferida:

Programa de Voluntários – é a maior prova do engajamento das pessoas com a nossa causa. E para vocês terem uma ideia, tivemos mais de 240 mil inscritos!

Programa de Educação – já atinge 168 escolas do Rio de Janeiro, com um universo de mais de 100 mil alunos. O objetivo do programa é promover os valores Olímpicos e Paralímpicos aos estudantes, professores e seus familiares, enfatizando o papel fundamental desses grupos na sociedade.

Programa de Ingressos – serão 7,5 milhões de ingressos, sendo que mais da metade será vendida por menos de R$ 70. Você poderá até parcelar! A nossa ideia é fazer com que todos possam ter a chance de vivenciar o evento e sentir a energia das arenas.

Mascotes – são os verdadeiros embaixadores dos Jogos. Eles dão vida e personalidade ao evento por meio de personagens que o público pode abraçar. Inspirados na fauna e flora brasileiras, Vinícius e Tom são os nossos – seus nomes são uma homenagem aos compositores da Bossa Nova Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

Eventos-teste – uma chance do público e dos atletas terem um gostinho dos Jogos antes do grande momento, além de uma oportunidade para o Comitê Organizador testar e garantir que tudo funcione perfeitamente durante os Jogos. Teremos 45 até 2016, 21 só nesse ano!

Programa de Cultura – promoverá atividades gratuitas e accessíveis, espalhadas pela cidade, que buscarão mobilizar a população na celebração da cultura nacional para mostrar ao mundo o melhor do Brasil. Vamos estimular ainda a participação do público, que poderá enviar sugestões de projetos.

Licenciamento – permitem ao público experimentar os Jogos Rio 2016 e se sentir ainda mais perto deles. Serão mais de 12 mil produtos licenciados diferentes espalhados por diversos pontos de venda.

Revezamento da Tocha – uma tradição que vai espalhar a energia dos Jogos Rio 2016 por todos os cantos do Brasil.

Live Sites – os Jogos Rio 2016 vão contar com espaços públicos desenhados para permitir que as pessoas possam assistir às competições com a família e amigos em clima de festa.

Cerimônias - envolverão o público em celebrações inesquecíveis, permeadas com o sabor brasileiro, que irão abrir e coroar os Jogos Rio 2016.

Todas essas iniciativas são do Comitê Rio 2016, mas remetem à origem dos Jogos da Era Moderna, há mais de um século, e ao verdadeiro motivo pelo qual os Jogos são realizados. Em 1896, o barão Pierre de Coubertin, um educador francês que se inspirou nos ideais dos gregos para recriar os Jogos Olímpicos, acreditou no esporte como fator determinante na educação moral e no desenvolvimento completo do ser humano. Ele viu na realização dos Jogos uma forma de propagar esta filosofia pelo mundo, promovendo o esporte, mas também a educação, a cultura e a confraternização entre os povos.

E agora chegou a sua vez de participar desta grande festa. Que tal fazer parte desta história?