O Rio de Janeiro é um ótimo lugar pra praticar esportes, curtir as praias e a paisagem. Mas também é muito bom pra você que gosta de história e de conhecer coisas novas: Aqui tem muitos museus: de arte moderna, popular e até de farmácia! Aí vai uma lista pra você de viajar no tempo sem sair da cidade ;)

Instituto Moreira Salles – O IMS tem mais de 800 mil fotografias, 80 mil músicas e discos e arquivos de literatura, shows, exposições e exibições de filmes. A casa do Instituto é um espetáculo à parte!

Fachada IMS
(Via:RioTur / Alexandre Macieira)


Museu de Arte Moderna – Dá pra passar muito tempo aqui: são mais de 15.000 obras de arte moderna do Brasil e do mundo. O MAM ainda tem uma cinemateca com exibições temáticas e um teatro.
Fachada do MAM
(Via:RioTur / Alexandre Macieira)

Museu do Meio Ambiente – Primeiro da América Latina dedicado exclusivamente à temática ambiental, oferece debates e exposições. Ele também oferece atividades pra crianças, como um trajeto guiado para conhecer os animais que vivem ali.

Placa do Museu do Ambiente
(Via: RioTur / Thiago Maia)

 

Museu Aeroespacial – Seu negócio é engenharia? Então esse é o seu lugar! Localizado em Deodoro, uma das nossas áreas de competição, é o principal museu aeronáutico do hemisfério sul. São mais de 100 aviões, incluindo uma réplica do 14 bis, de Santos Dumont. Dá uma olhada na nossa galeria de fotos!

Réplica do 14 bis
(Via:Rio 2016 / Alex Ferro)


Sítio Roberto Burle Marx – O famoso paisagista brasileiro viveu nesse sítio e depois o doou para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Por lá, os objetos de Burle Marx e o ateliê foram preservados, além do seu jardim com mais de 3 mil espécies de plantas. Isso faz dele um museu bem diferente!

Sítio Burle Marx
(Via: Julian Harxworthy)
 

Museu da Maré – Nasceu com o intuito de preservar a história das comunidades do complexo da Maré, de forma popular. Seu acervo é de fotos, vídeos jornais, objetos domésticos, religiosos e brinquedos.

Sala do Museu da Maré
(Via:Flickr)


Museu de Arte do Rio – Dedicado a falar da Cidade Maravilhosa em suas exposiçõe, também tem uma escola chamada Escola do Olhar, que oferece palestras, cursos e workshops.

MAR Fachada

(Via: Museu de Arte do Rio / Andres Ottero)
 

Museu Histórico Nacional – O MHN possui a gigantesca coleção de mais de 300 mil peças que contam a história do Rio e do Brasil. Os manuscritos e outros textos de seu acervo são abertos à consulta. Ele também tem a maior coleção de moedas da América Latina. Uma forma diferente de contar a história ;)

Fachada do Museu Histórico Nacional

(Via:Flickr RioTur)

 

Museu Nacional de Belas Artes – Iniciado com o acervo de artes de Dom João VI, o MNBA tem mais de 70 mil obras entre pinturas, desenhos, gravuras, mobiliário. Um ótimo lugar para se encher de inspiração ;)

 Corredor do Museu Nacional de Belas Artes
(Via: Flickr RioTur)


Fundação Eva Klabin – O museu é o acervo preservado da colecionadora brasileira Eva Klabin. E ela colecionou muito mesmo: em sua antiga casa, há peças egípcias, greco-romanas, italianas, francesas, flamengas, holandesas, orientais e pré-colombianas.

Sala da Fundação Eva Klabin
 (Via: Fundação Eva Klabin)


Museu da Vida – A ciência também tem lugar no nosso tour, assim como a saúde e tecnologia. O Museu da Vida faz isso e de forma divertida. Lá, você pode, por exemplo, entrar numa célula gigante :O Já imaginou?!

Fachada da Fiocruz com trem
(Via: Fiocruz / Pedro Illiciev)
 

#FicaDica:
alguns desses museus tem entrada gratuita e outros não cobram entrada em alguns dias da semana. Vale conferir antes de sair de casa ;)

E aí, conhece esses museus?  Depois conta pra gente como foi a sua visita neles :D