O Comitê Rio 2016 ganhou um reforço um tanto especial na sua equipe. Chamados “Pioneiros”, os primeiros voluntários dos Jogos já chegaram para participar ativamente da construção do maior evento esportivo do mundo. A primeira turma já está na ativa e um novo ciclo de inscrições acabou de iniciar.

Embora nem todo mundo conheça, o programa de Voluntários Pioneiros é uma tradição em todos as edições dos Jogos. Esse time trabalha na sede do Comitê, em funções administrativas, com carga horária de 8 horas semanais. Nessa primeira turma, 27 voluntários foram selecionados e já estão trabalhando em várias áreas funcionais do Comitê: serviços médicos, planejamento e controle, serviços do evento, cultura, serviços aos CONs e CPNs, protocolo, comunicação, educação e sustentabilidade, entre outras.

Para serem “pioneiros”, os voluntários passaram por quatro etapas de seleção: inscrição online, triagem, dinâmica de grupo e entrevista com a área funcional. Ao todo, o processo contou com mais de 200 inscrições!

Além de um grande aprendizado na área de seleção, é um prazer enorme conhecer essas pessoas tão especiais, que tão bem difundem a cultura e os valores do voluntariado, se doando e empenhando nitidamente desde o processo seletivo até as suas tarefas dentro do Comitê.

Para vocês terem uma ideia do nível de comprometimento dessa galera, alguns deles chegaram a atuar como voluntários da Copa do Mundo de 2014, onde também atuaram como nossos observadores, trazendo conhecimento do mundial para o Rio 2016.

Para nós da área de Voluntários, a chegada deles representa um importante passo para a concretização de uma das maiores ações de engajamento já feitas no país: a seleção de cerca de 70 mil voluntários para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, prevista para começar no dia 28 de agosto deste ano.

Enquanto o Programa de Voluntários Rio 2016 não chega, uma nova turma de pioneiros se forma ao longo das próximas semanas. As inscrições já estão abertas!

Que tal ajudar a construir os primeiros Jogos da América do Sul? Participe!